Vistorias e reformas permitem ingresso mais rápido no CRUSP

Imagem interna de quarto com paredes rosa, janela aberta com árvores ao fundo, cômodas brancas e armário.
Anualmente, estudantes de graduação e pós-graduação da USP podem ser contemplados/as com uma vaga no Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP) – ou em moradias estudantis disponíveis também em outros campi da Universidade no estado – por meio de uma das modalidades de auxílio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).
 
O conjunto de prédios do CRUSP, localizado no Campus Butantã, acomoda cerca de 1.600 estudantes da Universidade. Quando se encerra o período de vigência do auxílio para determinado/a aluno/a (ou este/a se desliga do programa de auxílio), a vaga é liberada, então, para novos/as beneficiários/as.
 
Em 2022 – ano de criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, responsável pela coordenação do PAPFE e pela gestão do CRUSP –, 153 vagas foram ofertadas para novos/as contemplados/as.
 
A realização de vistorias periódicas nas unidades, desde então, tem permitido verificar a presença de moradores/as em situação irregular (por não serem beneficiários/as de fato do auxílio moradia) – e tomar as providências cabíveis a respeito – e a identificação de quartos e apartamentos que demandam a execução de algum tipo de reforma para se tornarem aptos a receberem novos/as alunos/as.
 
Essas reformas e o processo de regularização dos moradores do CRUSP – realizado também por meio de campanhas de regularização – garantiu a ampliação do número de vagas para novos/as estudantes contemplados/as pelo PAPFE.  Em 2023, foram 322 vagas para novos beneficiários do programa. Um salto, portanto, de cerca de 110% em relação ao ano anterior. E, em 2024, 349 estudantes puderam ingressar no conjunto residencial, totalizando 128% de incremento em relação a 2022.
 
O PAPFE integra a política de permanência da USP e visa dar suporte à trajetória acadêmica de estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Conteúdo relacionado