APOIO A PESQUISADORES(AS) INDÍGENAS

Programa de pós-doutoramento voltado para pesquisadoras e pesquisadores negros brasileiras/os

O edital de “Apoio a pesquisadores(as) indígenas” tem como justificativa potencializar, dar visibilidade e boas condições de pesquisa a pesquisadores(as) indígenas docentes, discentes de graduação e discentes de pós-graduação pertencentes à comunidade USP, em todas as áreas de conhecimento, visando amplificar a visibilidade desses(as) pesquisadores(as) na universidade, assim como diversificar as matrizes científicas e epistemológicas mobilizadas pela USP, promovendo a conscientização e a reflexão sobre essa temática fundamentais na sociedade contemporânea.

Reconhecemos a pertinência e a urgência de problematizar as matrizes eurocêntricas e coloniais de produção de conhecimento, e o projeto é mais uma ação da USP no sentido de manter e amplificar a excelência acadêmica e a relevância na sociedade por meio da atualização de seu arco de preocupações.

Os projetos a serem fomentados serão realizados pelos integrantes indígenas da comunidade da Universidade de São Paulo (USP), e devem ser propostos por docentes, alunos(as) de graduação e alunos(as) de pós-graduação. Podem ser projetos de pesquisa, ensino e extensão e também projetos de incidência na sociedade. Os projetos podem ser propostos em todas as áreas de conhecimento e não precisam ter realidades indígenas como objeto. 

Desta forma a PRIP-USP aprofunda as políticas universitárias de inclusão e ação afirmativa, indo além das necessárias medidas compensatórias como a reserva de vagas e dos programas de permanência estudantil, ambicionando atingir patamares cada vez mais altos de construção do conhecimento com diversidade.

Acesse aqui a portaria e os documentos que dispõem sobre o projeto de apoio a pesquisadores indígenas:

FAQ - Dúvidas frequentes

Não necessariamente. Pesquisadores indígenas podem apresentar perspectivas inovadoras de construção de conhecimento em todas as áreas.

Sim, desde que a compra seja justificada. O equipamento deve ser patrimoniado e doado ao departamento após a realização da pesquisa.

  • Sim, é possível pagar serviços de terceiros, com a rubrica de pagamento de palestrante. 

Sim, podem ser propostas como despesas de diárias.

O candidato pode entrar em contato com o coordenador da CIP de sua unidade para pedir apoio para isso, em tempo hábil para que o projeto seja proposto com um supervisor.

A PRIP sugere que o candidato apresente apenas um projeto, mas não há um limite por edital. Há um limite de dois projetos propostos por CIP. 

As unidades podem escolher integrantes da Comissão de Verificação, que analisará os documentos apresentados pelo candidato. Na sessão de 11/12 do COIP haverá uma sessão de letramento indígena com um profissional especializado.

As unidades constroem a comissão de verificação, e podem se consorciar para isso (uma comissão para mais de uma unidade). Haverá também uma comissão recursal, organizada pela PRIP. 

Sim, na sessão de 11 de dezembro do COIP para todos os conselheiros de Inclusão e Pertencimento da USP.

O COIP construiu a composição da comissão de verificação de autodeclaração indígena para ingresso na USP, a partir de consulta com as comunidades e pesquisadores próximos dos grupos indígenas:

1 representante da comunidade indígena da USP;
1 docente estudioso das questões indígenas;
1 pesquisador de pós-graduação  estudante das questões indígenas;
2 membros indicados pela PRIP. Esta é uma sugestão de composição para as comissões que possam ser formadas para responder a este edital. 

A documentação proposta no edital para Pesquisadores Indígenas segue também definições do COIP.

Sim. É possível obter com este edital recursos complementares de pesquisa.

Sim. Neste caso o projeto será considerado como projeto da unidade do supervisor, pois é onde ele tramita administrativamente e financeiramente.

Após a recepção de todos os projetos, analisando a documentação em bloco. 

Pode ser a forma que qualificar melhor a trajetória do proponente, pode ser latter, pode ser histórico escolar ou outro formato.