A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da Universidade de São Paulo, com o apoio da FAPESP, realiza de 1º a 11 de julho de 2025, a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Universidade, Memória e Reparação, que deve abordar as conexões entre a pesquisa acadêmica e os processos de reparação, reconhecendo a inseparabilidade entre reparação e memória.
A ESPCA é um programa da FAPESP que oferece cursos de curta duração sobre temas avançados em ciência e tecnologia, contribuindo para a formação de participantes e fortalecendo a pesquisa no estado de São Paulo e no Brasil.
372 estudantes e pesquisadores do país e de outras partes do mundo, de diversas áreas do conhecimento, submeteram, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, propostas para participar dessa edição da Escola organizada pela PRIP.
Ao todo, foram selecionados 50 participantes de fora do Brasil, 20 do estado de São Paulo e 30 de outros estados brasileiros, com base no teor de suas propostas e currículo do/da candidato/a, respeitando-se a diversidade regional e critérios de equidade de gênero e étnico-racial.
Clique aqui para consultar a lista completa de candidaturas selecionadas. Estas pessoas receberão um e-mail com link para formulário de confirmação, que deverá ser respondido até o dia 28 de fevereiro.
A FAPESP arcará os custos de passagens aéreas ou transporte terrestre, diárias durante o curso, e seguro saúde dos selecionados. Algumas refeições também serão oferecidas gratuitamente no Restaurante Universitário da USP.
Esta edição da Escola proposta pela PRIP irá abordar o papel social da universidade não apenas como uma plataforma e repositório de pesquisa nos temas de memória, justiça e reparação, mas também como uma instituição relevante nesses processos, enfatizando o debate sobre seu papel como guardiã de arquivos e acervos, como uma entidade que interpreta e disponibiliza lugares de memória para a sociedade, como uma instituição que pode promover (ou obstruir) o direito à memória e como uma entidade que pode levar adiante iniciativas de reparação social.
Saiba mais em prip.usp.br/espca