Como vocês sabem, no último mês vêm sendo divulgadas informações sobre problemas com o fornecimento de água no CRUSP. Muitas delas são imprecisas ou conflitantes. Assim, vimos atualizar nosso posicionamento institucional sobre essa questão.
Esta é uma atualização de um comunicado já divulgado anteriormente. O primeiro documento, de 09 de setembro e que pode ser consultado através do link: https://prip.usp.br/
Assim, informamos que não há registro de falta de água desde o dia 04 de setembro.
Sobre os fatos:
Em meados de agosto, fomos informados de problemas relacionados ao fornecimento de água para os apartamentos. Importante reiterar que os problemas decorriam principalmente do fluxo de água oferecido pela SABESP. A concessionária realizou, no último mês, dois dias de manutenção devido a um problema com a tubulação. Além dessa questão mais pontual, todos os dias durante as noites, entre 20h e 5h, há uma diminuição de fluxo de água enviado pela SABESP.
O CRUSP conta com um sistema de reservatórios auxiliar implantado para minimizar o racionamento. Este sistema tem sido monitorado e estamos realizando estudos para construção de novos reservatórios. Houve manutenção pela empresa prestadora de serviços nos dias 02 e 09 de setembro. No dia 18 de setembro houve vazamento de água do reservatório auxiliar. A PRIP foi acionada. Não houve falta de água nos apartamentos.
A equipe de manutenção reforçou vistorias no sistema primário (reservatórios dos prédios) e a partir delas tem atuado em manutenções preventivas e corretivas. No dia 06 de setembro, realizou intervenções no bloco F, e foi necessário o fechamento dos registros para a realização dos reparos. Nos dias 09 e 16 de setembro, realizou intervenções no bloco G. Esse tipo de manutenção predial corretiva é comum em qualquer edifício. Reforçamos com as(os) moradoras(es) o compromisso em comunicar quaisquer manutenções preventivas que precisem interromper temporariamente o fornecimento de água aos apartamentos.
Monitoramos diariamente o abastecimento de água e o nível dos reservatórios e não aconteceram ocorrências de desabastecimento desde a manhã do dia 04 de setembro.
Outras ações têm sido implementadas no CRUSP. Estamos reorganizando a atuação da zeladoria e manutenção para que suas ações possam ocorrer com maior eficiência.
Iniciaremos um levantamento das condições físicas das habitações ainda em setembro para orientação das ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas. A visita aos apartamentos será acompanhada por estudantes. A proposta foi apresentada as(aos) moradoras(es) e terá seu cronograma discutido na assembleia do CRUSP desta semana (19 a 23 de setembro).
Criamos caminhos institucionais para que as ações sejam discutidas com moradoras(es) e representantes estudantis. Importante dizer que foram realizadas reuniões em 30 de agosto, 02 e 16 de setembro de 2022. A primeira contou, além da representação estudantil, com a participação do Superintendente do Espaço Físico da USP. Discutiu-se caminhos para a melhoria da estrutura física do CRUSP. Há um esforço ativo para realizar enfrentar as questões que afetam o cotidiano do CRUSP.
A melhoria das condições de moradia estudantil é prioridade dessa gestão.
Colocamo-nos, mais uma vez, à disposição para esclarecimentos que se façam necessários, assim como, contamos com a colaboração de todas(os) na divulgação das informações acima apresentadas.