Abastecimento de água

Prezadas(os) moradoras(es),

Conforme relatado em reunião no dia 30/08/22 com representantes do AMORCRUSP e DCE, e, reiterado no encontro com moradoras(es) do CRUSP em 02/09/22, há diversos pontos de atenção e atuação relacionados ao abastecimento de água nos blocos. O problema mais geral refere-se à atuação da SABESP. A concessionária nos informou sobre o rompimento da tubulação por duas vezes e, atualmente, realiza o racionamento em diversas regiões da cidade, incluindo a USP. O racionamento, no geral, ocorre todos os dias, das 20h às 05h.

O que isso representa?

A concessionária diminui a pressão da água na rede. Isso impede que a água chegue aos reservatórios a tempo de repor a quantidade utilizada nos blocos em períodos de maior consumo, das 18h às 23h. O CRUSP conta com um sistema interconectado de forma que a água da rede é levada a um reservatório e distribuída às caixas d’água dos blocos. Nossos monitoramentos diários apontam que todos os reservatórios estão em nível máximo durante o dia. No entanto, a partir do momento em que o consumo aumenta próximo ao horário do racionamento, o sistema não consegue repor a água antes que a pressão da rede diminua e, assim, os níveis abaixam e somente se restabelecem pela manhã.

E aí? A PRiP está analisando alternativas para minimizar os impactos do racionamento para as(os) moradoras(es).

Providências imediatas:

– Intensificamos o monitoramento dos reservatórios para garantir que o sistema esteja funcionando e que os níveis de água estejam ao máximo no final do dia.

– Intensificamos também as manutenções preventivas no sistema.

– Fixaremos nas portarias um quadro de vistorias das caixas de forma que as(os) moradoras(es) possam acompanhar qual era o nível de água na última vistoria realizada.
– A Coordenadoria Vida no Campus – PRIP se compromete em comunicar aos moradores sempre que houver alterações que possam afetar o abastecimento, tais como avisos prévios emitido pela concessionária, manutenção preventiva, ou reparos no sistema.

– Elaborar, em conjunto com moradoras(es), uma campanha sobre o uso consciente da água.

– Elaborar plano de ação emergencial: conseguimos identificar dois (02) fornecedores de caminhões-pipa com documentação regularizada e laudos sanitários. Estamos buscando definir a melhor forma de contratação. Lembrando que a solução do caminhão pipa é emergencial para caso haja um cenário de desabastecimento. Ademais, o abastecimento dos reservatórios com a água do caminhão-pipa não significa o retorno imediato da água aos apartamentos.

Providências a médio prazo:

– Estamos avaliando a possibilidade de construir novos reservatórios. Os estudos técnicos para tal serão realizados e seus resultados informados.

Estamos disponibilizando o e-mail (prip.crusp@usp.br) para quaisquer esclarecimentos e para que nos informem caso haja questões com o abastecimento em seu apartamento ou bloco.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento – PRIP

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