DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS DE REPARAÇÃO,
MEMÓRIA E JUSTIÇA

Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça é uma diretoria da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento que tem por objetivo realizar ações de promoção dos direitos humanos e enfrentamento de casos de violação no âmbito da Universidade, viabilizando a organização de ações institucionais relacionadas às práticas cotidianas e ao passado.

Para alcançar esse objetivo, realiza programas e ações de afirmação dos direitos humanos, enfrentando as violações que acontecem na comunidade universitária e visando apoiar os objetivos das Comissões de Direitos Humanos das unidades.

Nesse processo, reconhece as violações de direitos e também os silenciamentos que aconteceram durante a história da universidade, buscando ações de retratação e reparação. Traz também a visão dos espaços universitários como lugares de memória, que contribui para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e democrática.

Notícias e ações realizadas

Diretor:
Renato Cymbalista

É professor associado da FAU-USP. Coordena o grupo de pesquisa “Lugares de Memória e Consciência”. Foi presidente do Instituto Pólis. Integra o Conselho Consultivo da Casa do Povo, o Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado, o Conselho do Goethe Institute São Paulo. É um dos diretores da Associação pela Propriedade Comunitária. Integra o grupo de referência do Fundo Agroecológico.

Notícias e
ações realizadas

DIPLOMAÇÃO DA RESISTÊNCIA
Leia mais
Lançamento do Projeto Diplomação da Resistência e diplomação póstumas de estudantes do IGc-USP.
"Nos 60 anos do golpe militar, USP completa novas etapas de reparação"
Leia mais
Jornal da USP: "Realizadas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, ações seguem recomendações do relatório da Comissão da Verdade da USP"
Anterior
Próximo