DIPLOMAÇÃO DA RESISTÊNCIA

O projeto tem como objetivo conceder diplomas honoríficos a 31 estudantes da USP mortos durante a ditadura militar brasileira, a fim de reparar as injustiças e honrar a memória dos ex-alunos. Segundo a Comissão da Verdade da USP, as vítimas fatais na Universidade foram 39 alunos, seis professores e dois funcionários. 

É fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e outras instituições.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

No dia 26 de agosto, às 15h, a a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai realizar a cerimônia de diplomação dos 15 alunos da unidade que foram mortos durante a ditadura militar. 

A cerimônia, será no Auditório Nicolau Sevcenko, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula, dos Departamentos de Geografia e História da FFLCH, no bairro do Butantã, em São Paulo. 

Homenagem de familiares aos diplomados da FFLCH pelo projeto

Instituto de Geociências (IGc)

A Universidade de São Paulo, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, o Instituto de Geociências e a vereadora Luna Zarattini  lançam o Projeto Diplomação da Resistência com a diplomação dos estudantes Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, no Instituto de Geociências da USP (IGc), no dia 15 de dezembro de 2023, a partir das 15h.

Ao todo, serão diplomados 31 estudantes da USP mortos durante a ditadura militar brasileira.

Galeria de Fotos

Fotos: Cecília Bastos / USP Imagens

Notícias

Jornal da USPUSP diploma e homenageia estudantes mortos durante a ditadura militar
Leia mais
Ao todo, 31 estudantes serão diplomados; no dia 15 de dezembro, uma cerimônia no Instituto de Geociências homenageou Alexandre Vannucchi e Ronaldo Queiroz
Folha de São PauloEstudantes da USP mortos pela ditadura receberão diplomação póstuma da instituição
Leia mais
Iniciativa é de autoria da universidade em parceria com o Instituto de Geociências e o mandato da vereadora Luna Zarattini (PT)
G1Alunos da USP mortos durante a ditadura militar no Brasil serão homenageados em cerimônia de diplomação
Leia mais
No dia 15 de dezembro, às 15h, Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, que eram alunos do curso de Geologia e foram assassinados em 1973, serão homenageados.
MetrópolesUSP vai homenagear alunos mortos pela ditadura com diplomação póstuma
Leia mais
Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz serão homenageados no Instituto de Geociências da USP em 15 de dezembro
Jornal NacionalUSP faz a diplomação póstuma de dois estudantes mortos pela ditadura
Leia mais
Os diplomas do curso de Geologia foram entregues para as famílias e amigos de Alexandre Vannucchhi Leme e Ronaldo Mouth Queiroz.
Jornal da GloboProjeto idealizado por amigos e familiares pretende dar graduação póstuma, na USP, à vítimas da ditadura militar.
Leia mais
Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Mouth Queiroz foram os dois primeiros homenageados pelo projeto.
Anterior
Próximo