RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Desde a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a diretoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades vem realizando uma série de ações que têm por objetivo avançar os desafios relacionados às relações etnico-raciais na universidade.
A política de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas teve início na Universidade de São Paulo em 2017. Desde então, é reivindicação do movimento negro que o processo seletivo incluísse uma comissão de heteroidentificação. Em agosto de 2022, após um processo participativo que contou com diversas reuniões e audiências públicas, o Conselho de Inclusão e Pertencimento aprovou normas para a implantação da Comissão de Heteroidentificação no vestibular de 2023.
Além da implantação da Comissão de Heteroidentificação, foram organizados dois editais: o primeiro, em 2022, para três bolsas de pós-doutorado para pesquisadoras negras. O segundo edital, em 2023, para cinquenta bolsas de pós-doc para pesquisadores negros.
Além dessas duas ações de destaque, organizamos um banco de nomes e áreas de professores para bancas de concursos de professores e também a resolução para que sejam implementadas ações afirmativas para concursos de professores e servidores da USP.