PRIP no USP Pensa Brasil 2024

De 12 a 16 de agosto de 2024, aconteceu a 3ª edição do USP Pensa Brasil, com o tema: “COP30: Desafios para o Brasil”.

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), promoveu a mesa de debate: “Pensar a metrópole com inclusão: experiências integrativas em meio ambiente”.

A mesa abordou o debate sobre os futuros da cidade e da sociedade com protagonistas de diferentes ações sobre o território que colocam a ação em primeiro plano, mobilizando conhecimentos enraizados e contemporâneos e transformando a metrópole em um grande laboratório de ideias inovadoras.

As metrópoles merecem ser pensadas não apenas como lugares onde se expressam de forma exponencial os problemas, mas também centros de produção de soluções e experiências. Deve também estar sensível às respostas que a sociedade vem produzindo aos desafios, que nem sempre vêm dos lugares geográficos e institucionais esperados.

Palestrantes:
Adriana Salay é historiadora, estuda a fome no Brasil e coordena o projeto Quebrada Alimentada, que leva alimentos de boa qualidade a populações vulneráveis.

Jerá Guarani é educadora, líder indígena do povo Guarani Mbya. É habitante da terra indígena Tenondé Porã.

Gilmar Pereira Miranda, secretário executivo de transportes do município de São Paulo.

Coordenação da Mesa: Profª Miriam Debieux Rosa, professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP e pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento da USP.

Debatedor: Renato Cymbalista, professor da FAU e diretor de Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça da PRIP.

Veja como foi a mesa na primeira parte do evento em: https://www.youtube.com/watch?v=j_J_v0UpXxY

Saiba mais na página do evento https://www.pensabrasil.usp.br/ e nesta reportagem do Jornal da USP: https://jornal.usp.br/universidade/o-futuro-da-amazonia-tem-que-ser-seu-passado/

Conteúdo relacionado