Em 06 de dezembro de 2024, às 10h, na Sala do Conselho Universitário, a Universidade de São Paulo (USP) realizará a cerimônia Prêmio USP de Direitos Humanos – Dr. José Gregori – 2024. Neste ano, os homenageados serão o Instituto Marielle Franco na categoria institucional e Catarina Delfino dos Santos (Kunhã Nimbopuruá) na categoria individual.
O Instituto Marielle Franco nasceu para lutar por justiça, defender a memória, espalhar o legado e regar as sementes de Marielle. É uma organização sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle, com a missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.
Kunhã Nimbopuruá (nome indígena da mestra Catarina Delfina dos Santos), nasceu em 1950, na Terra Indígena Bananal, da etnia Tupi Guarani, no litoral de São Paulo. Durante a década de 1970, esteve presente na composição da Organização das Nações Indígenas (UNI), ao lado de Ailton Krenak e de outras lideranças indígenas reconhecidas atualmente.
Formada em Pedagogia, esteve à frente da Educação Escolar Indígena do Estado de São Paulo durante as décadas de 1990 e 2000 e é reconhecida como liderança indígena pela atuação em várias frentes, como: território, saúde, cultura e educação.
Catarina também cursou um semestre no mestrado do PPGAS da USP, mas por motivos de saúde e outras dificuldades, não conseguiu concluir. Atualmente, ensina sobre plantas medicinais e vive na Aldeia Tapirema, Terra Indígena Piaçaguera, no litoral sul de São Paulo.
Confirme sua presença neste evento até 05 de dezembro, pelo formulário.
Data: 06 de dezembro (sexta-feira), à partir das 10h.
Local: Sala do Conselho Universitário da USP,
Endereço: Prédio da Reitoria,
Rua da Reitoria, 374 – Térreo
Cidade Universitária – Butantã.
O evento também será transmitido pelo nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/@pripusp
Prestigie!