PAPFE 2023: Perguntas e Respostas

PAPFE 2023: ESCLARECIMENTOS

A USP alterou em 2022 as regras de funcionamento do Auxílio Permanência Estudantil (PAPFE)

Aumentou os valores pagos a todos os beneficiados.

Aumentou o número de auxílios concedidos. Serão 15000 estudantes de graduação e pós-graduação.

Ampliou os prazos pelos quais estudantes podem receber o auxílio.

 

  1. QUANTO ÀS INSCRIÇÕES

Todos os alunos/as USP, calouros e veteranos, podem solicitar o auxílio permanência. 

Na inscrição, o aluno/a preenche o formulário e anexa os documentos comprobatórios. Inscrições ainda estão abertas e deverão ser feitas até o dia 10 de abril de 2023 por meio do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br).

Caso não haja pendências na documentação, o aluno/a estará inscrito no processo seletivo.

O sistema atribui uma pontuação para cada um, de acordo com a vulnerabilidade econômica.

A partir da pontuação, é gerada uma lista que organiza a prioridade de concessão do auxílio até o limite orçamentário definido pelo Conselho Universitário.

Os alunos/as com maior vulnerabilidade socioeconômica serão contemplados. 

 

  1. QUANTO AOS/ÀS  BENEFICIADO/AS

Os estudantes de Graduação beneficiados com o Auxílio PAPFE serão informados em três momentos:

08/03  (contemplados já comunicados por e-mail)

06 de abril

13 de abril

As datas das três listas garantem que todos/as os estudantes da USP, calouro/as e veterano/as, possam se inscrever. A cada nova inscrição o sistema (re)organiza a lista para garantir que a classificação seja pela maior situação de vulnerabilidade.

Já foram selecionados/as (ou seja, vão receber o auxílio) 6.926 estudantes da Graduação.

Até o final do processo serão contemplados 15.000 aluno/as, sendo 12.347 com auxílio integral (R$ 800,00) e 2.653 com vaga em moradia estudantil e auxílio de R$ 300,00.

Os estudantes de Pós-graduação poderão se inscrever em maio – o calendário será disponibilizado em abril.

 

  1. A RESPEITO DAS INFORMAÇÕES NO SISTEMA

Todos os inscritos tiveram a situação socioeconômica avaliada e a respectiva pontuação organizada em uma lista de prioridade de concessão de auxílio.

Neste momento, o sistema não informa sua pontuação. 

Você será informado se foi selecionado/a (recebeu o auxílio) ou se ainda está aguardando as próximas listas (em lista de espera).

Quem está na lista de espera permanece no processo e deve aguardar a divulgação dos novos resultados em 06 e 13 de abril de 2023.

 

  1. SOBRE O AUXÍLIO

Todos os alunos/as selecionados/as passam a receber o novo PAPFE (800,00 ou vaga na moradia e 300,00 + auxílio alimentação). 

As assistentes sociais realizarão análise das informações e da documentação em até 06 meses. Se for necessário, vão agendar entrevistas com estudantes para confirmar o auxílio.

Atendendo à reivindicação dos estudantes, o novo PAPFE acabou com o Suporte aos Estudantes Ingressantes (SEI). Este auxílio provisório gerava insegurança e abusos.

 

  1. QUEM JÁ TEM AUXÍLIO

Se você tem auxílio até 2024:

Você vai continuar recebendo até 30/04/2024. 

O que muda é que receberá o novo PAPFE e não a modalidade anterior. Você já deve ter sido informado dessa mudança.

Se você tem auxílio até abril de 2023: 

  1. É imprescindível que se inscreva para nova solicitação. Essa regra não mudou. 
  2. Se você foi contemplado com o novo PAPFE na primeira lista, já começa a receber em 20 de março. Se ainda não foi contemplado permanecerá na lista de espera, como todos os demais estudantes da USP.
  3. Se até o final deste processo você não for contemplado com o novo PAPFE, receberá o auxílio até abril de 2023, como estava previsto. Ninguém terá o auxílio cancelado antes do final da vigência, em abril de 2023. Todas as regras são respeitadas.

 

  1. QUEM NÃO FOI CONTEMPLADO

Todos os inscritos podem apresentar recursos.

Os recursos devem ser encaminhados por meio do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br/) até dia 17 de abril. O resultado dos recursos serão divulgados até o dia 10 de maio de 2023. 

A USP ampliou os recursos orçamentários para seu programa de permanência. O auxílio foi reorganizado para atender melhor aos estudantes, de acordo com a ordem de prioridade. Infelizmente, por limitação orçamentária, nem todos os inscritos serão atendidos.

Caso persista alguma dúvida por favor entre em contato com papfe.prip@usp.br ou procure as assistentes sociais. Sabemos que esse é um momento de grandes expectativas e estamos empenhados para atender da melhor e mais ampla maneira as demandas por permanência dos estudantes em situação de maior vulnerabilidade da USP.

 

Para mais informações, consulte o site da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento

Você também pode acessar o Edital PAPFE 2023 (graduação) e o vídeo explicativo.

Conteúdo relacionado