FICA lança projeto de Moradia Estudantil para alunos da USP

Caburé: Imóvel situado a 100 metros da portaria da Vila Indiana da Universidade de São Paulo (USP).

Estão abertas as inscrições para o programa de Moradia Estudantil do FICA. Os apartamentos serão alugados para alunos de pós-graduação da USP que recebem auxílio estudantil da Universidade (PAPFE). O aluguel é de 800 reais (apartamentos individuais) e 1000 reais (apartamentos para duas pessoas). Em outubro de 2023 serão alugados 5 apartamentos, 4 individuais e 1 para duas pessoas.

Para se candidatar, os estudantes devem preencher até 30/9 o seguinte formulário:

Reunindo profissionais e competências necessárias para realizar reformas e adequação dos imóveis, a OSC atua a partir da construção de um modelo de propriedade sem fins lucrativos, não governamental e não especulativo. O edifício Caburé marca o lançamento do programa de Moradia Estudantil da organização. Nessa modalidade, o foco é o aluguel acessível para estudantes de baixa renda. O público do projeto são os estudantes de pós-graduação.

A moradia é o maior item de gastos dos estudantes, quando eles não vivem com os pais. Os aluguéis no entorno do campus da USP são caríssimos, e muitas vezes a moradia é de baixa qualidade. A existência do programa de auxílio é muito importante, pois garante uma renda mínima para os estudantes, e além disso os estudantes contemplados recebem acompanhamento social e três refeições gratuitas por dia nos bandejões. Estamos a 10 minutos a pé do campus do Butantã”,

Focamos neste momento em estudantes de pós-graduação porque temos apenas 20 unidades no projeto, por um lado é bastante casa, por outro a demanda de graduação é gigantesca, nosso projeto seria uma gota em um oceano de necessidades. Na pós a demanda é menor, são cerca de 1000 alunos que recebem o auxílio da universidade, estimamos que 10 a 20 por cento deles seria o público do projeto".

O primeiro imóvel do programa está sendo testado em um prédio situado a 100 metros da portaria da Vila Indiana da Universidade de São Paulo (USP). Chamado de Caburé, o nome do edifício homenageia uma coruja brasileira, símbolo da sabedoria. O nome foi dado pela família doadora, que comprou o edifício para a realização do projeto de moradia estudantil e fez um comodato por 15 anos com o FICA.

Composto por 20 estúdios, sendo cinco para duas pessoas, cada apartamento contém cama, banheiro, mesa de estudos, copa com pia e fogão elétrico de duas bocas, bancada para alimentação e áreas de armazenamento de roupas e utensílios. Todos possuem ar condicionado e a fachada da porta de entrada em vidro garante uma boa entrada de luz. O edifício conta com espaços comuns, lavanderia e paisagismo no térreo. Em frente, uma área de vegetação densa ajuda a manter o clima fresco.

O valor do aluguel é menos da metade do que custam os apartamentos equivalentes no mercado – de acordo com a plataforma Quinto Andar, três mil reais é o valor médio para alugar um imóvel na região.

“O desejo é reduzir o valor dos aluguéis no futuro. Uma das formas de redução do valor dos aluguéis é a construção de um fundo de segurança para o projeto, que funciona como um fundo patrimonial, e convidamos a comunidade da USP a doar para o projeto”, afirma Emil Lewinger.

Para mais informações: https://fundofica.org
Contato para Imprensa: comunicacao@fundofica.org
Doações para o projeto podem ser feitas por:
pix: cabure@fundofica.org ou;
na conta da instituição:
Banco Itaú (341) ag. 0300, conta 42995-8.
Razão Social: Associação pela Propriedade Comunitária,
CNPJ 25.138.190/0001-39.