EQUIPE

Ana Lanna, é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Lúcia possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em História Social pela USP. Desenvolve pesquisas em temas como história das cidades, patrimônio cultural, arquitetura, história urbana e história social.
Além da pesquisa, a nova pró-reitora exerceu diversos cargos de gestão. Na USP, foi diretora do Centro de Preservação Cultural (CPC), do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo. Também foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condepahaat).
Miriam Debieux Rosa, é professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP).
Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), onde também fez o mestrado e o doutorado, Miriam tem como principais temas de pesquisa a dimensão sócio-política do sofrimento, a clínica do traumático, as expressões da violência, violação de direitos, as modalidades de resistência e enfrentamento dos sujeitos nas situações de vulnerabilidade, a construção/transformação do laço social na contemporaneidade, a imigração e migração, responsabilidade e responsabilização.

Vida no Campus

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP. Realizou pós-doutorado em Filosofia pela PUC e no Centro de Pesquisa Interdisciplinar Infâncias-Sociedades (IZKG), na Bergishe Universität Wuppertal, na Alemanha.
Ingressou como docente no IP em 2005, onde é professora associada, credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e ao Mestrado Profissional Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social da Faculdade de Medicina (FM). Entre 1992 e 2005, foi psicóloga na Divisão de Creches da então Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) da USP.
Desde 2017, lidera o Grupo de Pesquisa e Estudos da Infância (plataforma CNPq) e coordena o Centro Interdisciplinar de Estudos e Defesa da Infância (CEDIn).
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar. Os temas relacionados à inclusão escolar e seus desdobramentos em questões sobre as diferenças, desigualdades, preconceitos, estereótipos e políticas públicas têm sido objeto de suas pesquisas.
Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades

É graduada (1998), doutora (2004) e livre-docente (2011) pela Faculdade de Direito da USP, onde atualmente é Professora Titular de Direito Penal e Vice-Diretora eleita (mandato de 2022 a 2026).
Participa como investigadora dos seguintes grupos internacionais de pesquisa:
(I) Aporofobia y Derecho Penal, financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades (Espanha); (II) Crime e Castigo: História do Direito Penal e das Ciências Criminais, junto à Universidade de Lisboa; (III) International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment (Espanha); e (IV) Red de Investigación Respuestas a la corrupción asociada al crimen organizado transnacional, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Colômbia.
Foi pesquisadora convidada junto ao Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht (2009); à Rheinische Friedrich Wilheims Universität Bonn (2009) e à Universidad de Salamanca (2010).
É professora visitante da Universidad de Salamanca desde 2011, sendo docente do Programa de Doutorado “Estado de Derecho y Gobernanza Global” e do “Máster en Estudios Brasileños”.
É membro do conselho editorial de inúmeros periódicos especializados, bem como de associações técnico-científicas nacionais e estrangeiras. Junto ao Governo do Estado de São Paulo, foi membro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária; do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Administração Penitenciária.
Tem como principais linhas de atuação teoria do bem jurídico; hermenêutica penal; combate à corrupção; e questões de gênero e Direito.
Saúde Mental e Bem-Estar Social

Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça

Renato Cymbalista é professor associado da FAU-USP. Coordena o grupo de epquisa “Lugares de Memória e Consciência” (USP/CNPq). Foi presidente do Instituto Pólis (2012-2021). Integra o Conselho Culsuntivo da Casa do Povo, o Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado, o Conselho do Goethe Institute São Paulo. É um dos diretores da Associação pela Propriedade Comunitária. Integra o grupo de referência do Fundo Agroecológico.
Formação e Vida Profissional

Gabinete

Lilian Garcia é servidora pública da USP desde 1992, trabalhou como técnica-administrativa na Divisão de Promoção Social da USP. Atua como Secretária de Gabinete desde 2015. Desde 2022, está no Gabinete da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Possui formação em curso técnico de Secretariado, que concluiu em 2016.
Érick Monteiro Previato Guimarães é bacharel em química ambiental pelo Instituto de Química da USP (2015). Apresentou trabalho de iniciação científica intitulado “Estudo da degradação de ácido cianúrico (CYA) pelos processos de ozonização e Foto-Fenton” (2015), sob a orientação do Prof. Dr. Renato S. Freire. Cursou mestrado em química analítica e ambiental numa parceria entre SABESP, CETESB e USP, entre 2017 e 2018 que, por motivos de saúde familiar, não pode terminar. Trabalha na USP desde 2013. Começou como auxiliar administrativo na Seção de Transportes da Superintendência de Assistência Social e substituto do Chefe da referida seção, sendo indicado para compor comissões de sindicância e processos administrativos. Em 2022, com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e incorporação da antiga SAS ao expediente da nova Pró-Reitoria, passa a compor o grupo de funcionários do gabinete.


Motorista profissional primeira habilitação obtida 1997, categoria E, e curso de transporte coletivo passageiros. Entrou na USP em 2011, passou a ser motorista de gabinete em 2016. Desde 2022 está como motorista gabinete PRIP.
Assessoria e comunicação
Além de história do constitucionalismo, também se dedica em suas pesquisas a temas como direito à educação; proteção constitucional e judicialização de direitos sociais; direito à comunicação e liberdade de expressão; transparência, controle social e democratização do Poder Judiciário e outras instituições do Sistema de Justiça.


Elton Kleber de Araújo Gonçalves é bacharel em Marketing, Propaganda e Publicidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), concluiu Atualização em Marketing e Comunicação Digital pela ECA-USP (2021) e atualmente está em curso de Especialização: MBA Gestão de Comunicação e Marketing, ministrado pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP. Atuou em empresas privadas na área de Marketing e desde 2010 é servidor público na USP. Atuou na equipe de elaboração do site da antiga SAS, e na implantação das redes sociais.
Em 2022, com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e incorporação da antiga SAS ao expediente da nova Pró-Reitoria, passou a fazer parte da equipe de comunicação, atuando na gestão do site e redes sociais.
Estudante de jornalismo na ECA-USP. Além das produções para diversas mídias em jornais laboratório da universidade, também fez parte de trabalhos voluntários, como as produções na Jornalismo Júnior, empresa júnior da ECA, e Lab Dicas Jornalismo. Atuou na equipe de elaboração do site da antiga SAS, elaborando layout e redação, passando a fazer parte da equipe de comunicação da PRIP quando a pró-reitoria foi criada e incorporou a superintendência e diversos outros órgãos.


Estudante do 4º ano do curso de Design na FAUUSP, começou a trabalhar na Pró-Reitoria em Junho de 2022. Além do estágio, também faz parte do GFAUD (Grêmio da FAUUSP) e da Coordenação do Curso de Design como representante discente.
Estudante de Arquitetura e Urbanismo na FAU – USP. Fez curso técnico de Eventos em Escola Técnica Estadual (ETEC), o que possibilitou o contato com áreas de comunicação, recursos humanos e logística. Atuou na realização de eventos de pequeno a grande porte dentro da instituição, contando inclusive com convidados internacionais, além de praticar produção de sites e identidade visual durante o curso.
Atualmente (2022) está cursando o segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo
