CRUSP: Descupinização

Em 15/05/2023, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, iniciará a descupinização do Conjunto Residencial da USP (CRUSP). Trata-se de uma importantíssima ação para melhoria da qualidade de moradia, e requer colaboração de todos os apartamentos para ser eficaz.
Veja a seguir o manual da descupinização e cronograma de execução.

manual

cronograma

A fim de esclarecer dúvidas e procedimentos, se você quer uma descupinização eficiente em seu apartamento, pedimos atenção a este protocolo.

Período:

Quem participará da ação:

A empresa contratada iniciará a descupinização em 15/05 (segunda-feira) e executará o serviço no período das 08h às 16hs, de segunda à sexta.
Serão descupinizados 2 andares por dia, conforme cronograma divulgado no final deste comunicado. O cronograma identifica as datas dos andares que serão descupinizados.

A equipe técnica da PRIP, a zeladoria e a equipe da guarda universitária atuarão juntas para permitir a realização do serviço pela empresa contratada (Biovetor). Para a saúde dos moradores, não será permitida a presença dentro dos apartamentos durante o procedimento. A reentrada nos apartamentos só será liberada 6 horas após a realização dos serviços.

Como será a entrada nos apartamentos?

Solicitamos que todos os apartamentos listados previamente para aquele dia (e seus respectivos quartos) estejam abertos, para viabilizar a realização do serviço. Caso estejam fechados, a PRIP providenciará a abertura das portas acompanhada pela equipe de segurança, tanto dos apartamentos quanto dos quartos. Essas ações devem ser pontuais e serão registradas por fotos e vídeos.
No período em que o andar ficar desocupado, as equipes da segurança ficarão de prontidão para impedir que pessoas entrem em qualquer apartamento, evitando que haja problemas posteriores.
No final da descupinização do andar, a zeladoria fechará todas as portas das quais tenha a chave para impedir que pessoas estranhas acessem os apartamentos. As portas dos quartos e janelas permanecerão abertas para permitir a dispersão do produto com maior velocidade.
Caso os moradores desejem, podem designar um estudante para receber a equipe de segurança e dedetização antes do início dos serviços.

Como será a descupinização?

Existem dois tipos de cupins no CRUSP. Os Cupins de madeira seca atacam madeira e produzem um farelo de cor clara que cai dos móveis e portas. Já os Cupins subterrâneos constroem túneis para se proteger do ar, e fazem esses caminhos saindo de rachaduras, buracos, na parede, no solo ou no teto.

Na foto da esquerda, farelo produzido pelo cupim de madeira. Na Direita, túneis de cupins subterrâneos.

O combate a cada tipo será diferente.

Nos apartamentos com presença de cupins de madeira seca, será feita a aplicação local de descupinicida em todos os móveis e portas que apresentam sinal de cupins. Esse produto é dissolvido em solventes que podem atacar o sistema respiratório de pessoas mais sensíveis. Por isso, a entrada nos apartamentos só será liberada após 6 horas do término da descupinização. Pessoas com problemas respiratórios como asma, se possível, devem ficar mais tempo fora do imóvel (em torno de 12h).

Nos apartamentos com presença de cupins subterrâneos, serão fixadas iscas contendo um ingrediente ativo que impede o desenvolvimento dos cupins. Esse alimento contaminado será levado até a colônia (que fica fora do prédio) e exterminará toda a colônia dentro de alguns meses.

Na foto, as iscas que serão fixadas nos locais com infestação.

Para garantir a eliminação de cupins subterrâneos, serão instaladas ainda iscas subterrâneas em todo perímetro dos blocos do CRUSP. Pedimos colaboração de todos para que essas iscas não sejam danificadas.

Cuidados necessários para a descupinização correta e segura

1) Animais de estimação

Apesar de não serem permitidos animais de estimação no CRUSP, sabemos que muitos moradores possuem animais como gatos e cachorros. O olfato desses animais é muito sensível aos produtos utilizados, e a ação destes pode ser tóxica. Sendo assim, as empresas recomendam um tempo mínimo de 48 horas (ideal 72 horas) para reentrada destes nos apartamentos.
Visando o bem-estar dos animais, portanto, estes devem ser retirados do andar até momento de início da descupinização. A responsabilidade pelos animais é do morador.

2) Roupas, objetos e alimentos

Devido à necessidade de descupinizar camas, escrivaninhas, guarda-roupas etc., deve-se atentar a algumas ações:
– Deixar o colchão sem lençol para que possa ser retirado da cama para realização do serviço. Como alternativa, pode-se deixar um lençol provisório e trocar o mesmo no retorno ao apartamento;
– Caso o guarda-roupas apresente cupins, o morador deve retirar as roupas de seu interior. Caso haja roupas, a empresa não aplicará o produto no móvel e ele continuará com cupins, que poderão se alastrar a outros móveis;

– Caso haja mesas e estantes com cupins, elas devem estar livres;
– Não deixar alimentos abertos e objetos de higiene pessoal como escovas de dente expostos no local.

3) Reentrada no apartamento

A reentrada de moradores no local poderá ocorrer após 6 horas do término do serviço naquele andar. Ou seja, se a descupinização do andar terminar às 16hs, como previsto, a reentrada será a partir das 21hs. Além disso, recomendamos que deixem as portas e janelas abertas pelo maior tempo possível, a fim de melhorar a dispersão do produto.

Próximos passos

Tendo em vista que muitos móveis já estão comprometidos com cupins, a PRIP iniciou o processo de aquisição de novos móveis para os quartos do CRUSP. Serão entregues novas camas, guarda-roupas, escrivaninhas e estantes. Além disso, haverá uma grande contratação para troca de portas que estejam comprometidas por cupins.
Essas ações só poderão ser realizadas após o controle da infestação existente no CRUSP, e por isso contamos com a colaboração de todos durante esse e outros processos para a melhoria do CRUSP.

Conteúdo relacionado