Comunidade CRUSP,
Vimos aqui dar mais uma atualização sobre o andamento das obras das coberturas. Como informado anteriormente, a PRIP tem apoiado a SEF na execução da obra. Os Blocos F, C e A foram os primeiros pois estavam mais deteriorados e apresentaram o maior número de reclamações de infiltração nos verões de 2023 e 2024.
As obras já tiveram um resultado de sucesso
Nas últimas chuvas de março, registramos melhora significativa na estrutura dos prédios. Desde janeiro, os apartamentos do Bloco F não tiveram infiltrações provenientes da cobertura. No Bloco C, desde o início de fevereiro e, no Bloco A, desde o final de fevereiro. As únicas exceções são os apartamentos de número 611, pois estão localizados abaixo da grua de transporte de materiais da obra. Esses locais serão os últimos a serem finalizados. Os moradores dos quartos afetados foram realocados em quartos com melhor condição.





Bloco C: telhado estava quebrado e tubulação estava muito danificada e com falhas. A nova impermeabilização já foi executada e a cobertura está em finalização.
O que está sendo executado
A obra visa não apenas a impermeabilização, mas também resolver problemas estruturais dos prédios. Anteriormente, a tubulação de águas pluviais (da chuva) estava localizada dentro dos pilares presentes nos quartos. Isso é ruim pois a tubulação de ferro é antiga e costuma apresentar vazamentos, o que causa infiltrações diretamente nos quartos. O projeto mudou a inclinação da cobertura e instalou o sistema de captação na direção dos corredores. Assim, as possibilidades de infiltrações nos quartos são drasticamente reduzidas. Além disso, o projeto contempla outros itens importantes como:
- Reforma dos shafts presentes na cobertura, que estavam muito danificados.
- Construção de nova rede de captação no térreo, para escoar a água até a rua, evitando empoçamentos próximo aos prédios.
- Novo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (“para-raios”) visto que o atual está danificado.
- Dispositivos de segurança para os funcionários realizarem manutenções e verificação das caixas d’água com mais segurança.

Problemas enfrentados e andamento da Obra
A PRIP, a SEF e a empresa contratada têm atuado para minimizar todos os problemas decorrentes das obras. As chuvas, neste verão, foram mais intensas que o usual. Por causa das chuvas e das obras ocorreram infiltrações em alguns apartamentos e choveu em corredores dos três blocos. A maior parte das questões foram solucionadas durante o andamento das obras, em diálogo com moradores afetados.
Alguns moradores foram movidos para outras vagas e os apartamentos com problemas foram fechados para manutenção.
Próximos passos
A empresa contratada irá finalizar as intervenções nos 3 blocos atuais. Após o término do período de chuva, serão iniciadas as intervenções nos demais blocos (B, E e G).
Agradecemos o apoio dos moradores no processo de melhoria do CRUSP.