Atualização sobre reforma das coberturas do CRUSP

ATUALIZAÇÃO SOBRE REFORMAS DO CRUSP

Comunidade CRUSP,

Como informado anteriormente, iniciamos junto à SEF a reforma das coberturas dos blocos A ao G. Na reunião virtual anunciada em 03/10 e realizada em 07/10, explicamos os detalhes da reforma que traz melhorias significativas aos prédios.

O início se deu pelo Bloco F, pois estava com a manta de impermeabilização rasgada em vários pontos e por isso foi o prédio que apresentou o maior número de infiltrações dentro de quartos e apartamentos nos verões de 2023 e 2024. A reforma já começou também no Bloco C, que apresentava problemas crônicos na cobertura.

Nas fotos acima, é possível observar diversas áreas com poças de água e falhas (manchas mais escuras) na manta de impermeabilização do Bloco F.

O que está sendo executado?

Atualmente, a inclinação das lajes/telhados faz a água da chuva se concentrar acima dos quartos. A tubulação de águas pluviais está localizada dentro dos pilares presentes nos quartos dos apartamentos. Isso é ruim pois a tubulação de ferro é antiga e costuma apresentar vazamentos, o que causa infiltrações diretamente nos quartos (mesmo os que não estão localizados no 6º andar). O objetivo principal é mudar a inclinação para que a água desça no sentido do corredor, onde uma nova tubulação fará a descida de águas pluviais. Assim, as possibilidades de infiltrações nos quartos serão drasticamente reduzidas.

Quais as etapas?

  • Demolição e remoção de estruturas atuais sobre as lajes. Reforma dos shafts que estavam muito danificados.
  • Construção de novo contrapiso com inclinação para escoamento da água pelos corredores. Elevação da platibanda (borda do prédio) para aumentar a eficácia da impermeabilização.
  • Novo sistema de captação de águas pluviais sobre os corredores, longe dos quartos. Construção de nova rede de captação no térreo, para escoar a água até as galerias localizadas na rua.
  • Instalação de dupla camada de mantas asfálticas de impermeabilização e construção de uma camada de cimento sobre as mesmas para proteção.
  • Novo sistema SPDA (“para raios”).
  • Impermeabilização da laje dos reservatórios de água e instalação de novos dispositivos de segurança nas coberturas para o trabalho em altura.

Andamento da Obra

As intervenções vêm acontecendo da seguinte forma: a empresa isola parte da cobertura, faz todo o serviço de demolições e construções e já aplica as mantas de impermeabilização. É realizado o teste de estanqueidade, procedimento em que a laje impermeabilizada é coberta com uma camada de água por 72h para verificar se há falha na impermeabilização. Passando no teste de estanqueidade, é executada a camada de proteção.

A prioridade dessa primeira etapa é retirar os vazamentos de dentro dos apartamentos. Em seguida é executada a nova tubulação de coleta nos corredores e no térreo.

Devido ao período chuvoso, esse serviço precisa acontecer de forma rápida todos os dias em que não estiver chovendo para evitar que haja vazamentos dentro dos apartamentos. Por isso, a empresa tem trabalhado também quando há sol nos sábados, domingos e feriados. O horário de obra nesses dias é a partir das 9h. Nos dias úteis é a partir das 8h.

Nas fotos acima, andamento da obra, com as lajes do Bloco F já impermeabilizadas e o Bloco C em andamento, sendo executado por trechos para minimizar riscos de infiltração em caso de chuva imediata.

Por que houve infiltrações no Bloco F?

O bloco F já apresentava uma série de infiltrações. Por isso, nas primeiras semanas de obra houve uma força-tarefa para mudar a inclinação da cobertura para o corredor. Como ocorreram chuvas fortes, alguns apartamentos sofreram com infiltração nesse período. Nas últimas semanas, as lajes sobre os apartamentos já estavam com a nova inclinação e com a impermeabilização. Uma estrutura de encanamento provisória foi feita levando o excesso de água até

as janelas, por isso vazamentos se concentraram nessa tubulação provisória dos corredores.

Por que a reforma foi iniciada próximo ao período chuvoso?

Fizemos o projeto desde janeiro de 2023, com início previsto para junho do mesmo ano. Porém, houve necessidade de projetos complementares para solucionar a tubulação de águas pluviais com captores mais modernos, além de implantar um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Isso deixou a licitação mais complexa e por isso ela demorou mais, sendo o início reprogramado para o período seco (maio de 2024). O processo de licitação demorou devido a recursos feitos por empresas participantes e, por isso, o início do contrato só foi possível no último trimestre de 2024.

Próximos passos

Moradores do 6º andar do Bloco F devem ficar atentos, pois neste momento já não devem ocorrer infiltrações dentro dos apartamentos. Caso ocorram, devem acionar a zeladoria imediatamente. A PRIP e a empresa estão fazendo vistorias em apartamentos para verificar essa questão.

Assim que a nova tubulação de água estiver ligada, a obra continuará com a laje já protegida. Eventualmente, haverá necessidade de interrupção no abastecimento de água do Bloco para troca das tampas de acesso aos reservatórios.

Além disso, durante alguns períodos será necessária a interdição das passagens laterais do Bloco F para realizar o acabamento externo da platibanda. A previsão de finalizar o Bloco F é fevereiro.

A PRIP tem acompanhado diariamente o andamento da obra e acionado a SEF e a empresa contratada para sanar rapidamente todas as questões que têm ocorrido.

Obras em edifícios residenciais causam transtornos. Agradecemos o apoio e a paciência dos moradores do Bloco F que têm colaborado para a resolução célere das questões.

Coordenadoria Vida no Campus

Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento

Conteúdo relacionado