Escola São Paulo de Ciência Avançada em UNIVERSIDADE, MEMÓRIA E REPARAÇÃO

A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) é um programa da FAPESP que oferece cursos de curta duração em temas avançados da ciência e da tecnologia, contribuindo para a formação dos participantes e fortalecendo a pesquisa no Estado de São Paulo e no Brasil.

Além de contribuir para o avanço do conhecimento e para a formação dos participantes, espera-se que os eventos apoiados contribuam para dar visibilidade à pesquisa, aos programas de doutorado e a oportunidades para estágios de pós-doutorado no estado de São Paulo, em especial a candidatos de outros estados e países.

JUSTIFICATIVA

A ESPCA em Universidade, Memória e Reparação proposta pela PRIP-USP problematiza o lugar social da Universidade, não apenas como plataforma e repositório de pesquisas sobre as temáticas da memória, justiça e reparação, mas como instituição fundamental nesses processos. A ESPCA tensiona o debate sobre o papel da universidade como instância de salvaguarda de arquivos e acervos, como entidade que interpreta e coloca à disposição da sociedade lugares de memória, como instituição que promove o direito à memória e realiza iniciativas de reparações sociais.

PÚBLICO

O público almejado para a ESPCA são pesquisadores de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento, com pesquisas relacionadas às temáticas da memória e reparação, demonstradas em seu percurso acadêmico e profissional. Os participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado ou a estágios como Pós-doutores em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Recém doutores são também bem vindos. 

SELEÇÃO

Serão selecionados 100 participantes, dos quais 50 de fora do Brasil, 20 do estado de São Paulo e 30 de outros estados do Brasil. A seleção se dará por carta de interesse do candidato e currículo a ser apresentado para seleção, respeitando-se: diversidade regional e critérios de equidade em gênero e raça. 

Os participantes receberão: passagens aéreas (ou passagens terrestres, quando pertinente), diárias para o período da ESPCA e seguro saúde no mesmo período. 

PROGRAMAÇÃO

A ESPCA promoverá em sua programação discussões das pesquisas das pessoas participantes, visitas a lugares e territórios de memória geridos pela Universidade, assim como acervos e arquivos salvaguardados pela USP, sessões de debate, palestras de professores do Brasil e internacionais de destaque. Será dado um foco específico para o estímulo à integração e futuro trabalho em rede entre os participantes. 

As pessoas participantes que forem selecionadas, deverão apresentar um pôster sobre seu trabalho, conforme template a ser apresentado pela organização da ESPCA. 

A ESPCA será conduzida em inglês. 

CALENDÁRIO

CALENDÁRIO

Inscrições:

até 24/01/2025

Inscrições:

até 24/01/2025

Divulgação de seleção:

10/02/2025

Divulgação de seleção:

10/02/2025

Envio de pôsteres para apresentação:

01/06/2025

Envio de pôsteres para apresentação:

01/06/2025

DOCENTES CONFIRMADOS

– Aline Montenegro (Museu Paulista)

– Ana Claudia Veiga de Castro
(FAUD-USP/Centro Maria Antônia)

– Ana Lúcia Duarte Lanna
(FAUD-USP / PRIP-USP)

– Ana Paula Brito (REBRAPESC)

– Deborah Neves (UNIFESP)

– Gabi Dolff Bonekamper (TU Berlim)

– Flávia Brito (FAUD-USP / CPC-USP)

– Paulo Tavares (UnB)

– Renato Cymbalista 
(FAUD-USP / PRIP-USP)

– Mandy Sanger
(District Six Museum Cape Town)

DOCENTES CONFIRMADOS

– Aline Montenegro (Museu Paulista)

– Ana Claudia Veiga de Castro (FAUD-USP/Centro Maria Antônia)

– Ana Lúcia Duarte Lanna (FAUD-USP / PRIP-USP)

– Ana Paula Brito (REBRAPESC)

– Deborah Neves (UNIFESP)

– Gabi Dolff Bonekamper (TU Berlim)

– Flávia Brito (FAUD-USP / CPC-USP)

– Paulo Tavares (UnB)

– Renato Cymbalista (FAUD-USP / PRIP-USP)

– Mandy Sanger (District Six Museum Cape Town)

CONTATO

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: espca.prip@usp.br

PARCEIROS