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SEU CANAL DE ESCUTA
(11) 3091-5001
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Segunda a sexta (8h às 17h)
O SUA busca criar um sistema de escuta e acolhimento que possa apoiar toda a comunidade USP. Ele tem por objetivo proteger a pessoa denunciante, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa das partes nos procedimentos.
Para isso, o sistema está organizado em dois momentos:
1) a escuta e o acolhimento da pessoa denunciante;
2) a instauração de procedimentos administrativos que deem resolução à denúncia com agilidade.
Para que o SUA seja, de fato, um sistema de acolhimento é necessário que as duas etapas do sistema funcionem e tenham a confiança da comunidade USP. A escuta, que pode ser realizada por todas as pessoas, deve ser qualificada e respeitosa. Os eventuais e necessários procedimentos administrativos devem ser céleres, com respeito e cuidado com as pessoas denunciantes.
Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, apoiada pelas Comissões de Inclusão e Pertencimento (CIPs) das unidades, criou a Central SUA, um canal de orientação, esclarecimento de dúvidas sobre encaminhamentos e procedimentos possíveis, disponível pelos canais a seguir:
Além disso, serão realizadas também oficinas de formação envolvendo todas as pessoas interessadas, num amplo processo de letramento da comunidade USP. As campanhas contra assédio já existentes seguem presentes no cotidiano dos espaços da Universidade. Por meio desse processo educativo e transformador, busca-se garantir um espaço acadêmico seguro e inclusivo para todas as pessoas.
As normativas do SUA foram estabelecidas no ano de 2024, com vigência a partir de 2025.
A seguir, a PRIP disponibiliza alguns recursos de formação, orientações para situações de emergência, recomendações para acolhimento inicial e mais detalhes sobre a Central SUA.
Os responsáveis pelo acolhimento inicial podem ser docentes, estudantes, servidores técnico-administrativos, assistentes sociais, psicólogos do Programa ECOS, Comissões de Ética ou de Inclusão e Pertencimento, coordenações de curso, direção de unidades, ouvidoria… Enfim, uma pessoa de confiança para a escuta, registro do relato do caso (realizado por qualquer pessoa com número USP ativo) e conhecedora das possibilidades de encaminhamento – no âmbito da saúde física ou mental, segurança pessoal e jurídica, atividades acadêmicas etc.
A escuta poderá auxiliar a pessoa a refletir sobre as possibilidades a seguir. Inclusive, na transformação do relato em denúncia — que deverá ter um/a denunciante identificado/a. A denúncia implica a constituição de um procedimento administrativo, que pode começar com uma apuração preliminar e, eventualmente, dar origem a uma sindicância punitiva ou a um processo administrativo disciplinar.
Em situações de emergência como estupro, riscos de morte, de suícidio, pode ser necessário acionar prontamente meios para a proteção das vítimas em potencial. As providências envolvem suporte emocional, apoio médico e policial.
A seguir, você encontra uma lista de equipamentos de saúde, delegacias e outros serviços de referência para ação imediata. Os recursos estão agrupados por campus.
A Central SUA, vinculada à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, é uma instância de escuta e encaminhamento. Ela atua em conjunto com as Comissões de Inclusão e Pertencimento (CIPs) das unidades. Após o recebimento da informação, a Central SUA tem 72h para apoiar o encaminhamento do caso pelas CIPs ou junto à PRIP.
A equipe da Central SUA atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Você pode entrar em contato pelo telefone, e-mail ou formulário a seguir: