SEMANA DE SAÚDE MENTAL DA USP

Mesa: Saúde Mental e qualidade de vida acadêmica de estudantes universitários: limites, possibilidades e desafios, dia 23/05, quinta-feira, à partir das 17h - Prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374)

Em 2023, realizamos a I Semana de Saúde Mental da USP, em maio, com uma grande diversidade de atividades, aqui documentadas: https://prip.usp.br/ssmusp2023/.

A II Semana de Saúde Mental da USP acontece de 13 a 17 de maio de 2024, mas terá um formato diferente da edição anterior. Além das atividades que poderão ser organizadas pelas próprias unidades, como aconteceu no ano passado, estamos propondo, neste ano, a discussão de quatro temas de grande importância para saúde mental individual e coletiva no mundo contemporâneo e, especialmente, nas universidades públicas brasileiras. As discussões terão início durante a Semana de Saúde Mental e seguirão nos próximos meses, com encontros híbridos, cada um dedicado a um tema.

O primeiro grande tema (saúde mental e relações étnico-raciais) será abordado, na realidade, em dois encontros que acontecem no mês me maio e serão seguidos de mais três encontros, cada um sobre um outro grande tema (uso e abuso de psicoativos na universidade; vida digital e saúde mental; suicídio).

Os encontros de maio trazem dois enfoques distintos para se examinar as articulações entre a saúde mental e as relações étnico-raciais. A primeira mesa mergulha no tema trazendo um olhar para as contribuições do povo negro e dos saberes e práticas afrodiaspóricas para a saúde mental brasileira, enquanto a segunda mesa nos apresenta os resultados de uma ampla pesquisa realizada junto aos estudantes da USP sobre saúde mental e qualidade de vida acadêmica, entre 2019 e 2023, pelo Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais” do IPUSP, trazendo um olhar mais fino e acurado sobre a saúde mental de nossos estudantes.

Nos próximos meses, seguiremos com os outros 3 temas: uso e abuso de psicoativos, a vida digital e o suicídio.

Em breve, traremos mais detalhes dessa programação.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

Dia da Saúde Mental na USP

16 de maio de 2023, terça-feira
Auditório Ariosto Mila da FAU

Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária
(com transmissão simultânea pelo nosso canal do youtube)

8h30 – Abertura

Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor
Profa. Drª. Ana Lucia Duarte Lanna, Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento e demais autoridades

9h00 – Conferência: A Política de Saúde Mental no Brasil: como chegamos até aqui e onde nos encontramos?
Profª. Sônia Barros (Professora sênior da USP e Diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde)

10h30 – Mesa: Saúde mental, bem-estar e diversidade na USP
Profª. Gislene Aparecida dos Santos (Professora da EACH-USP e Coordenadora do nPeriferias/IEA-USP)
Profª. Miriam Debieux (Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento)
Prof. Ricardo Teixeira (Diretor de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PRIP)

REITORIA

16/05 (Quinta)

17h-19h30

AQUILOMBAMENTO EM SAÚDE MENTAL

Convidados:
Clélia Prestes, Kwame Yonatan, Henrique Galrão, Maria Cristina Vicentin

A mesa destaca a presença negra na saúde mental brasileira, não apenas através de personagens significativos de sua história, mas através dos saberes e das práticas afrodiaspóricas que têm criado dispositivos antirracistas, simultaneamente, políticos e de cuidado, que têm contribuído tanto para a produção de comum, quanto para a produção de saúde mental coletiva.

Local: Prédio da Reitoria na Rua da Reitoria, 374, 2º andar – (Espaço USP Integração & Memória)

Clélia Rosane dos Santos Prestes é Pós-Doutoranda (Diversitas/FFLCH/USP), Doutora em Psicologia Social (USP). Foi Pesquisadora Visitante (Depto. Estudos Africanos e Afrodiaspóricos – University of Texas at Austin, 2017). Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica (UEL). Integra o AMMA Psique e Negritude e a Mátria – Saúde, Relações Raciais e de Gênero.
Kwame Yonatan Poli dos Santos é Psicanalista. Pós-Doutorando (Psicologia Social/USP), pesquisando práticas de formação antirracistas no SUS. Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP).  Tem experiência profissional em políticas públicas e em supervisão institucional de profissionais do SUS e do SUAS. Compõe o coletivo Margens Clínicas e é um dos articuladores do projeto “Aquilombamento nas Margens”. Autor de:  “Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais” (fruto do doutorado) e outros livros.
Henrique Almeida Silva Galrão é Psicólogo.  Mestre e  Doutorando em  Psicologia Social pela PUC-SP, onde pesquisa estratégias de aquilombamento no Sistema Único de Saúde e na rede intersetorial do município de São Paulo. Integra a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP).
Maria Cristina Gonçalves Vicentin é Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e da área de Psicologia e Direito do Instituto de Psicologia da USP. Integra os grupos de pesquisa: Direitos  Humanos,  Memória e Democracia do IEA/USP e o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política do IP-USP.

Vagas: 40
A atividade é livre, entretanto, a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/7Z5ziekrrxSKGdmB6

23/05 (Quinta)

17h-19h30

SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Convidados:
 
Pedro Eduardo S. Ambra, Carlos Vinicius Gomes Melo, Danrley Pereira de Castro, Karen Cristine Matos Santana, Lincoln M. de Jesus Menezes, Alessandro de Oliveira dos Santos

No período de 2019 até 2023 o Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais” do IPUSP realizou uma ampla pesquisa junto aos estudantes da USP sobre saúde mental e qualidade de vida acadêmica, com aplicação de questionários e realização de entrevistas individuais e em grupo. E, em janeiro de 2024, os membros do Grupo de Pesquisa participaram de um intercâmbio junto ao   Counseling and Mental Health Center da University of Texas-Austin para troca de experiências. 

Esta apresentação tem como objetivos apresentar à comunidade uspiana os resultados da pesquisa e compartilhar as lições aprendidas com o intercâmbio, contribuindo para o avanço da governança universitária no que se refere a promoção e proteção da saúde da população universitária. 

Local: Prédio da Reitoria na Rua da Reitoria, 374, 2º andar – (Espaço USP Integração & Memória)

Pedro Eduardo Silva Ambra é Pós-Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Saúde mental, marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico.
Carlos Vinicius Gomes Melo é Pós-Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Bem-estar subjetivo de estudantes universitários segundo gênero, raça-cor e classe social.
Danrley Pereira de Castro é Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: O lugar da família na trajetória de estudantes pelo ensino superior: suporte social e sucesso acadêmico.
Karen Cristine Matos Santana é Mestranda do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: O lugar dos coletivos estudantis na trajetória de estudantes pelo ensino superior: suporte social e pertencimento.
Lincoln Moreira de Jesus Menezes é bolsista de treinamento técnico nível IV da FAPESP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Profissionais psi na promoção da saúde mental em Instituições de Ensino Superior Brasileiras.
Alessandro de Oliveira dos Santos é Docente do IPUSP e coordenador do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Saúde mental e qualidade de vida acadêmica como indicador proxy de instituições de ensino superior de excelência.

27/06 (Quinta)

Próximos eventos (Em breve) - 2º semestre de 2024

17h-19h30

A UNIVERSIDADE FARMACOLOGIZADA: USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NAS UNIVERSIDADES

22/08 (Quinta)

17h-19h30

A VIDA DIGITAL E A SAÚDE MENTAL

26/09 (Quinta)

17h-19h30

O SUICÍDIO DAS/NAS UNIVERSIDADES

Convidados:
 
Pedro Eduardo Silva Ambra, Carlos Vinicius Gomes Melo, Danrley Pereira de Castro, Karen Cristine Matos Santana, Alessandro de Oliveira dos Santos


No período de 2019 até 2023 o Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais” do IPUSP realizou uma ampla pesquisa junto aos estudantes da USP sobre saúde mental e qualidade de vida acadêmica, com aplicação de questionários e realização de entrevistas individuais e em grupo. E, em janeiro de 2024, os membros do Grupo de Pesquisa participaram de um intercâmbio junto ao Counseling and Mental Health Center da University of Texas-Austin para troca de experiências. Esta apresentação tem como objetivos apresentar a comunidade uspiana os resultados da pesquisa e compartilhar as lições aprendidas com o intercâmbio, contribuindo para o avanço da governança universitária no que se refere a promoção e proteção da saúde da população universitária. 

Local: Sala 20, piso térreo  do Prédio da Reitoria

Pedro Eduardo Silva Ambra é Pós-Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Saúde mental, marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico.
Carlos Vinicius Gomes Melo é Pós-Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Bem-estar subjetivo de estudantes universitários segundo gênero, raça-cor e classe social.
Danrley Pereira de Castro é Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: O lugar da família na trajetória de estudantes pelo ensino superior: suporte social e sucesso acadêmico.
Karen Cristine Matos Santana é Mestranda do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: O lugar dos coletivos estudantis na trajetória de estudantes pelo ensino superior: suporte social e pertencimento.
Alessandro de Oliveira dos Santos é Docente do IPUSP e coordenador do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Saúde mental e qualidade de vida acadêmica como indicador proxy de instituições de ensino superior de excelência.

Vagas: 40
A atividade é livre, entretanto, a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/7Z5ziekrrxSKGdmB6

EM BREVE! DIVULGUE! PARTICIPE!

Programação nos Campi e Unidades

Seminário
"Pandemia e Saúde Mental:
dimensões subjetivas, políticas e institucionais”

Esse Seminário reúne produções artístico-culturais, pesquisas e produções teóricas referidas ao período pandêmico e suas relações com o agravamento do sofrimento psíquico, em suas dimensões subjetivas, políticas e institucionais. Objetiva abrir um espaço de diálogo e reflexão coletiva sobre as dimensões públicas desse sofrimento, baseado no entendimento de que a saúde mental depende fortemente da criação de espaços de elaboração coletiva da experiência.

15 a 17 de maio de 2023, segunda a quarta-feira
Anfiteatro Camargo Guarnieri

R. do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária
(com transmissão simultânea pelo nosso canal do youtube)

15/05 – 16h – Cine Debate no CINUSP
Exibição do Filme: Quando falta o ar
Debate com convidados: Ana e Helena Petta (diretoras do filme), Luciano Gomes (UFPB)

Dia 15/05 – 18h00 – Mesa 1: Cuidado, luto e saúde mental – dimensões clínicas e políticas da pandemia de covid-19 no Brasil
Convidados: Christian Dunker (IP-USP), Deivison Faustino (UNIFESP) e Clélia Prestes (Mátria e AMMA-Psique e Negritude)
Coordenação: Miriam Debieux Rosa (PRIP-USP)

16/05 – 18h00 – Mesa 2: Memória, reparação e saúde mental – dimensões políticas e jurídicas da pandemia de covid-19 no Brasil
Convidados: Vladimir Safatle (FFLCH-USP), Deisy Ventura (FSP-USP) e Vera Paiva (IP-USP)
Coordenação: Ana Elisa Bechara (PRIP-USP)

Dia 17/05 – 18h00 – Mesa 3: Pandemia e universidade – experiência do presente e desenhos de futuro
Convidados: Jaquelina Imbrizi (UNIFESP-BS), Sabrina Ferigato (DTO-UFSCar) e Miriam Debieux Rosa (PRIP-USP)
Coordenação: Ricardo Teixeira (PRIP-USP)

Inscrição necessária para participação presencial e certificado.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/YHUSe6W7tJxcqVtD6 

Atividades nos campi

Atividades nos campi

A primeira semana de Saúde Mental da USP reúne uma ampla variedade de atividades e eventos, que acontecem em múltiplos espaços da Universidade. Confira a programação completa e participe!

SÃO PAULO (Butantã)

CINUSP

Rua do Anfiteatro, 109 - Cidade Universitária - Butantã

15/05 -13h

CINUSP exibe o filme:
BICHO DE SETE CABEÇAS

ENTRADA GRATUITA

O evento contará com a presença da diretora do filme, Laís Bodanzky, e as terapeutas ocupacionais Marina Fernandes e Melissa Muramoto.

A atividade faz parte da disciplina de Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial II e foi organizada pela professora Erika Marinheiro e a turma TO 53.

Dada a importância da discussão sobre a Luta Antimanicomial, o uso de drogas e o Cuidado em Liberdade, estendemos o convite  a todos os interessados pelo tema, principalmente alunes da comunidade USP e da FoFiTO!

Dada a importância da discussão sobre a Luta Antimanicomial, o uso de drogas e o Cuidado em Liberdade, estendemos o convite a todos os interessados pelo tema, principalmente alunes da comunidade USP e da FoFiTO!

No campus do Butantã, estão programadas palestras, mesas, oficinas, rodas de conversa, práticas coletivas de cuidado, atividades lúdicas e artístico-culturais, que se oferecem como oportunidades para a reflexão coletiva e para a promoção da saúde mental na Universidade. Oportunidades para o compartilhamento de experiências, o fortalecimento dos laços sociais e do sentido de pertencimento.

Praça do Relógio

Em tenda instalada na Praça do Relógio, serão oferecidas uma série de atividades para propiciar cuidado, acolhimento, encontros e trocas, tendo como mote poético produzir os “avessos da pandemia”
Uma oportunidade para conhecer e experimentar diversas práticas simples e acessíveis de cuidado com a saúde mental individual e coletiva!

ECOS

ESCUTA, CUIDADO E ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

A equipe do programa ECOS estará presente na Praça durante toda a semana, das 9h00 às 16h30, oferecendo espaços de escuta e de conversa, individuais e coletivos, e apresentando o próprio serviço e os recursos de cuidado com a saúde mental disponíveis na USP.

TENDA

15/05 (Segunda)

12h15-13h45

RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA

Responsável: Profª. Stella Maris Nicolau (UNIFESP-BS) 

Terapia comunitária é um recurso da saúde mental comunitária no qual as pessoas se reúnem e podem falar daquilo que as incomoda e faz sofrer, partilhando experiências e formas de enfrentamento de situações de sofrimento. Através da escolha de um protagonista para ser ouvido, o grupo exercita a escuta empática, sem julgamentos, lançando perguntas para ajudar a compreender a situação. 

Vagas: 40
A atividade é livre, entretanto, a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/7Z5ziekrrxSKGdmB6

15h00-16h30

OFICINA DE POESIA: REINVENÇÃO DE MEMÓRIAS

Responsáveis: Vima Lia de Rossi Martin
(docente Letras/FFLCH) e Daniel Carvalho – Daniel Gtr (poeta, slammer e doutorando Letras/FFLCH)
 

A oficina se apresenta como espaço de acolhimento e exercício criativo, favorecendo a construção de caminhos associativos e processos de significação. Através de atividades práticas de escrita criativa e de leitura compartilhada, serão articuladas as dimensões pessoal e coletiva da criação literária, concebida aqui como reinvenção de memórias.

Vagas: 30
A atividade é livre, entretanto, a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/2y7pjgQXdon4Ba3dA

17h00-18h30

AULA ABERTA:
TAI CHI E CHI KUNG PELA SAÚDE INTEGRAL

Responsável: Bruno Torrano

Aula de prática integrativa, coletiva, aberta e ao ar livre (ou sob a tenda, se necessário), buscando uma introdução aos princípios, exercícios e posturas do Chi Kung e do Tai Chi Chuan, visando o cultivo da saúde física, mental e emocional de forma integrada.

16/05 (Terça)

12h15-13h45

ATIVAÇÃO DA OBRA: COM/ER – UM ATELIÊ(U) DE ESCU(L)T(UR)AR FOMES, APETITES, TER(R)APÊUTICAS E SAÚDES CÓSMICAS

Proposição-facilitação: Alexis Milonopoulos Convidada: Neka Menna Barreto

Proposta: Tal qual saúdes e cosm(und)os, comer é algo que fazemos junt_s* e, não por acaso, “Com/er” oferenda uma ocasião-piquenique para co(m)versarmos sobre as potências de nossas práticas alimentares e tudo mais o que elas podem (ser) e fa(s)er.
* Cada participante é convidad_ a ofertar uma comidinha para com/partilharmos no piquenique, que será (no horário d)o almoço de muit_s.

Vagas: 30
A atividade é livre, entretanto, a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/tvv45544weESLCHH9

Reiteramos que, dado o caráter co/letivo da [d]obra-atividade, cada participante é convidado a oferendar um prato para com/partilharmos ao longo do piquenique-e(m)contro.

Minibio(s): Artista, cientista e cosmonauta, Alexis vem seguindo sua intuição e experimentando (com) a farofa cósmica que é viver e (com) o que mais a vida pode (ser) e fa(s)er em (e como) meio [par]à sua cri/atividade, abundância e encantamento.

Responsáveis: Drª Lara Natacci e Drª Cintia Silvia, pós-doutorandas do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP

Roda de conversa em que auxiliaremos as pessoas a construírem um cardápio saudável para a mente.

Vagas: 30
A atividade é livre, entretanto, a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/PMwSCCWGbB8ZrMdn9

17h00

JOGOS LÚDICOS

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e Prof. Luiz Dantas (EEFEUSP)

Atividades livres e divertidas com materiais de jogos alternativos, como padminton, roundnet e kinball.

Essas atividades serão desenvolvidas ao ar livre em espaço gramado, ao lado da tenda na Praça do Relógio.

17/05 (Quarta)

7h00-8h00

AULA ABERTA:
TAI CHI E CHI KUNG PELA SAÚDE INTEGRAL

Responsável: Bruno Torrano

Aula de prática integrativa, coletiva, aberta e ao ar livre (ou sob a tenda, se necessário), buscando uma introdução aos princípios, exercícios e posturas do Chi Kung e do Tai Chi Chuan, visando o cultivo da saúde física, mental e emocional de forma integrada.

9h00-10h30

AULA ABERTA:
SAÚDE MENTAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS EM QUESTÃO

Responsável: Profa. Ianni Scarcelli (IP-USP)

A aula faz parte da disciplina “Psicologia Social e Políticas Públicas de Saúde”, dos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social (Mestrado e Doutorado) e em Formação Interdisciplinar em Saúde (Mestrado Profissional), e terá a participação de pós-graduandas/os que debaterão sobre os dilemas da Saúde Mental e das contribuições da luta antimanicomial na construção de políticas e práticas de saúde/saúde mental.

10h30-11h45

ENSAIO ABERTO DO CORAL CÊNICO CIDADÃOS CANTANTES

Regência: Júlio Maluf; Coordenação: Cris Lopes; Coach Corpo&Voz: Rebeca Lua

Coral composto pela diversidade atraída pelo cantar performático. Promovendo encontros nos quais se busca harmonizar dissonâncias para afinar diferenças, o coral recupera o sentido da arte de transformar atitudes, lugares de saber, lugares de existência, intervindo de maneira inovadora na saúde e na produção de mundo.

A atividade é livre, entretanto a vaga e o certificado podem ser garantidos por meio de inscrição pelo link: https://forms.gle/ay3v7kfFwujimdcn9

Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas… Pode ser sarau!
A partir de leituras de textos clássicos e contemporâneos e de apresentações de poetas atuantes no circuito marginal-periférico de poesia paulistano, o Sarau Estação Povoar convida à escuta, fala e coragem.
Com microfone aberto para todo público, o propósito é estimular o protagonismo comunitário e, principalmente, de pessoas oriundas de periferias sociais e geográficas.
Durante o sarau, serão disponibilizados livros de diversos autores periférico-marginais para estimular as pessoas a interagirem/participarem.

 

CAMINHADAS “VIDAS ATIVAS” NO CAMPUS

Responsáveis: Prodhe/Cepeusp e Prof. Luiz Dantas (EEFEUSP)

“Vidas Ativas” é uma ação estratégica de aproximar, conhecer e se articular mais com os coabitantes do lugar e, com isso, engajar as pessoas que convivem na Cidade Universitária em formas de vida mais ativas, através de caminhadas e deslocamentos ativos no campus e seu entorno próximo, destacando suas virtudes de dispositivo conversacional e fabricador de laços, não apenas com outras pessoas, mas com os lugares.

CAMINHADAS PELOS CAMPUS

Conectar-se consigo, com as outras pessoas, com o ambiente. Ampliar seus percursos a pé pela USP e descobrir o que há pelos caminhos.

Proposta de 3 roteiros: circuito da Praça do Relógio, Raia Olímpica e Bosque da Física.
Todos partindo da tenda na Praça do Relógio, nos seguintes horários:

 

– 15/05/2023, segunda, às 14h45 – Caminhada para o cinema

– 16/05/2023, terça, às 13h00

– 17/05/2023, quarta, às 11h30, 13h00 e 17h00

– 18/05/2023, quinta, às 11h00 – Caminhada para o Ato na Paulista

– 19/05/2023, sexta, às 11h30 e 13h00

16/05 -14h

Cine e Debate no CINUSP

HISTÓRIAS DA SAÚDE MENTAL BRASILEIRA CONTADAS NO CINEMA

Exibição do Filme: Holoucasto brasileiro

Debate com as Profªs. Maria Cristina Vicentin e Jana Koosah

17/05 -14h

Cine e Debate no CINUSP

HISTÓRIAS DA SAÚDE MENTAL BRASILEIRA CONTADAS NO CINEMA

Exibição do Filme: Nise: o coração da loucura

Debate com as Profªs. Elizabeth Araújo Lima e Eliane Dias de Castro

19/05 -14h

Cine e Debate no CINUSP

HISTÓRIAS DA SAÚDE MENTAL BRASILEIRA CONTADAS NO CINEMA

Exibição do Filme: Bicho de Sete Cabeças

Debate com a Profª. Ianni Scarcelli e a Profª. Tatiana Bichara

Local: Laboratório 9, bloco B, da Faculdade de Educação da USP
Vagas: 70

FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

A FEA-USP organiza a SEMANA DE SAÚDE MENTAL (de 15 a 20/05) e a SEMANA DA PERMANÊNCIA (de 22 a 25/05). Confira a programação:

15/05-16h00

16/05-14h00

Dinâmica com psicóloga Giulia Priori

Dinâmica alunos e professores: Escrever em papéis anônimos como enxerga a saúde mental na graduação. Socialização e debate

RIBEIRÃO PRETO

16/05
14h00-17h00

PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR DO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO

O tema da 2ª Pré-Conferência de Saúde Mental e Bem-Estar da USP-RP será “Boas práticas em inclusão, pertencimento e integração na Universidade”. Este evento é preparatório da 2ª Conferência de Saúde Mental e Bem-Estar da USP-RP, a ser realizada em setembro.

Local: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

15h00-17h00

Atividades Físicas no CEFER para a comunidade do campus

Responsáveis: Profª. Flávia Nitolo, Profª. Camila de Moraes e Prof. Átila Trapé

Atividades Online

(com inscrição prévia e limite de vagas)

Plataforma: Meet
Vagas: 80
Formulário de inscrição: https://forms.gle/4pr1tipH3owzGZW47

I SEMANA DE SAÚDE MENTAL DA USP - 2023

ORGANIZAÇÃO

Coordenação:

Ricardo Rodrigues Teixeira (Direção de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PRIP)
Elizabeth Araújo Lima (TO-FMUSP)

Concepção e produção:

Adriana Marcondes Machado (IPUSP)
Alexis Milonopoulos (FMUSP)
Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani (FMUSP)
Carla Regina Silva (UFSCar)
Elizabete Franco Cruz (EACH-USP)
Erika Alvarez Inforsato (TO-FMUSP)
Ianni Regia Scarcelli (IPUSP)
Luciano Bezerra Gomes (UFPB)
Marcela Andrade Gomes (UFSC e pós-doc IPUSP)
Maria Cristina G. Vicentin (IPUSP) 
Maria Izabel Roberto Salgado (TO-FMUSP e bolsista PUB)
Miriam Debieux Rosa (PRIP)
Rafael Casali Ribeiro (FOB-USP)
Renata Monteiro Buelau (TO-FMUSP)
Rubens Rewald (ECA-USP)
Sabrina Ferigato (UFSCar)
Vima Lia de Rossi Martin (FFLCH-USP)
Yago Luna (ECA e bolsista PUB)

Equipe da PRIP:

Ana Lúcia Duarte Lanna (Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento)
Miriam Debieux Rosa (Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento)
Maria-Claire Sekkel (PRIP/Vida no Campus)
Ana Elisa Bechara (PRIP/Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidade)
Renato Cymbalista (PRIP/Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça)
Cibele Russo (PRIP/Formação e Vida Profissional)
Ester Gammardela Rizzi (PRIP/Assessoria e Comunicação)
Filipe Tarábola (PRIP/Assessoria)
Lilian Garcia (PRIP/Gabinete)
Érick Monteiro Previato Guimarães (PRIP/Gabinete)
Patrícia Maurício Sandes (PRIP/Gabinete)
Rosilene Santos Bonfim (PRIP/Gabinete)
Silmar Alves Xavier (PRIP/Gabinete)
Elton Kleber A. Gonçalves (PRIP/Comunicação)
Jessica Vieira Goulart (PRIP/Comunicação)
Ludmila Zemella (PRIP/Comunicação)
Andrea Martins Viana (PRIP/Programa ECOS)
Dulcinéia dos Santos Leite (PRIP/Programa ECOS)
Filipe Rebelo Buchmann (PRIP/Programa ECOS)
Greice Cristina de Oliveira (PRIP/Programa ECOS)
Julio Henrique Leite Fondora (PRIP/Programa ECOS)
Marília Rita Ribeiro Zalaf (PRIP/Programa ECOS)
Renato Kazuhiro Ozeki (PRIP/Programa ECOS)
Rodrigo Mendes Barbosa (PRIP/Programa ECOS)
Aline dos Santos Spindola (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Maria Eduarda Schmidt Fernandes (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Danillo Handerson Garcia Rodrigues (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Eduarda Ribeiro Rodrigues (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Ilana Almeida da Silva (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Ingrid de Freitas Tosta (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Julio Martins de Almeida (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Noemi dos Santos Figueiredo (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Victor Hugo da Silva Souza (PRIP/Programa ECOS – bolsista PUB)
Maria Luiza Lima da Nóbrega (PRIP/Programa ECOS e pós-graduanda IPUSP)

Parceiros:

Exposição creches

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE 40 ANOS DAS CRECHES Para comemorar os 40 anos do Programa de Creches USP, a exposição itinerante contando sua história e princípios

LEIA MAIS