
Por ocasião do Mês da Consciência Negra, a Cátedra Encontro de Saberes, da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da Universidade de São Paulo, realiza, na segunda-feira, dia 10 de novembro de 2025, às 16h30, no Espaço USP Integração & Memória, no Prédio da Reitoria (2º andar), o encontro Como construir uma universidade antirracista? para debater como a academia pode ser mais atuante e eficiente na luta contra as diferentes formas de racismo presentes na sociedade.
A Dra. Ariana Celis (FSP-USP), o Prof. Dr. Dennis de Oliveira (ECA-USP) e a Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Cátedra Encontro de Saberes-PRIP/UFSCar) discutem o tema, com a mediação do Prof. Dr. Rogério Monteiro de Siqueira (EACH-USP), responsável pela diretoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da PRIP.
Ariana Celis é assistente social na Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP); professora no programa de pós-graduação de Serviço Social da PUC-SP; fundadora e coordenadora do Coletivo Residência Preta.
Dennis de Oliveira é professor titular em da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Jornalista, doutor em Ciências da Comunicação. Autor dos livros “Jornalismo e Emancipação – uma prática jornalística baseada em Paulo Freire”, “A luta contra o racismo no Brasil” e “Jornalismo e os Dilemas na Sociedade da Inflação das Informações”.
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é a primeira titular da Cátedra Encontro de Saberes da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP; é professora titular na UFSCar, docente sênior junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas em Ensino-Aprendizagem e Relações Étnico-Raciais. É também doutora honoris causa pela Universidade do ABC.
Rogério Monteiro de Siqueira é professor da Universidade de São Paulo desde 2007. Tem formação em matemática (ICMC-USP e UNICAMP) e livre-docência em História da Ciência. Estagiou nas Universidades de Sevilla, Paris VI e Saint Andrews. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2022-2024). Atualmente, é responsável pela diretoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da PRIP.
Serviço
Data: Segunda, dia 10 de novembro, às 16h30
Local: Espaço USP Integração & Memória, no Prédio da Reitoria (2º andar)
Endereço: Rua da Reitoria, 374, Butantã | Cidade Universitária
Sem necessidade de inscrição. Sujeito à lotação do espaço.
Haverá tradução em Libras.