Página Inicial / Destaques / Nota de pesar e consternação

Nota de pesar e consternação

Bernardo2

A diretoria do Instituto de Psicologia (IP), a coordenadoria Vida no Campus e a diretoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e o Centro Acadêmico Iara Iavelberg (CAII), da Universidade de São Paulo, manifestam profunda consternação diante da morte de Bernardo Persegani Barcellos, egresso do Instituto de Psicologia e ex-morador do CRUSP, ocorrida em circunstâncias trágicas e inaceitáveis.

Nosso ex-estudante foi vítima de violência policial durante um episódio de surto. Essa situação provoca não apenas luto, mas reflexão e indignação. Alguém em sofrimento psíquico não pode jamais ser tratado com armas ou repressão. Fazemos um chamado urgente à sociedade e às instituições do Estado para o cuidado, a escuta e o acolhimento.

A consternação se aprofunda diante das notícias de que, no momento do velório, houve tentativas de impedir que familiares e amigos realizassem uma breve cerimônia de despedida. Tal desrespeito fere não apenas a memória de Bernardo, mas a própria dignidade humana.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com familiares, colegas e docentes que conviveram com Bernardo. Reafirmamos nosso compromisso ético com a defesa intransigente da vida, dos direitos humanos e do cuidado em saúde mental, fundamentos sem os quais nenhuma sociedade pode se dizer justa e civilizada.

Tópicos