Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades
Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades é uma diretoria da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Tem por objetivos a promoção da igualdade de gênero na USP e o enfrentamento à violência de gênero; a proposição de pautas e políticas relativas à diversidade sexual, à inclusão e ao antirracismo; a supressão das dificuldades e exclusões decorrentes de deficiências; e a elaboração de políticas para populações indígenas na Universidade.
Em todas suas atividades, esta diretoria visa estimular a pluralidade e promover respeito e igualdade de existência e permanência para toda a comunidade USP, independente de identidade de gênero, orientação sexual, cor, etnia, nacionalidade ou deficiências.
Para isso, promove políticas para diminuir as violências baseadas em gênero ou orientação sexual, com atenção especial à visibilidade, ao respeito e à dignidade para a população trans da Universidade; e organiza pautas e políticas sobre diversidade, inclusão, antirracismo e antixenofobia, além de colaborar na presença e experiência de migrantes ou estrangeiros, gerando oportunidade de estudos e pesquisas sobre história, cultura e saberes.
Busca também enfrentar e solucionar as dificuldades e exclusões de pessoas com deficiências no âmbito da Universidade, com ações e melhorias na acessibilidade das instalações da universidade; e estabelecer métricas e projetos para identificar as barreiras relacionadas a gênero, sexualidade e cor/raça existentes na USP.