Diretoria de Direitos Humanos

Diretoria Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos

Página Inicial / Áreas / Direitos Humanos / Comissão de Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos da usp

A Comissão de Direitos Humanos da USP é uma comissão com representação de docentes, servidores e representantes da sociedade civil com reconhecimento na área dos direitos humanos. Ela existe com o ideal de promover os direitos humanos, a democracia e a tolerância. Para isso, desenvolve um sistema de pesquisa, reflexão, informação, documentação e difusão dos direitos individuais e sociais e usa o conhecimento da universidade para a inclusão social e garantia da democracia. 

Entre suas ações, a Comissão promove eventos, fóruns e discussões que buscam a efetividade dos direitos humanos no país, além de administrar a Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo e o Prêmio USP de Direitos Humanos. Ela também pode agir como representante da USP em celebrações, fóruns, congressos e comissões ligadas aos direitos humanos.

Comissão atual

Gustavo Gonçalves Ungaro (presidente)

Doutor, mestre e bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Participou de atividades acadêmicas nas Universidades de Lisboa, Coimbra, Lyon, Essex e George Washington, bem como na Escola de Governo de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Konrad Adenauer, Escola Paulista da Magistratura, Escola Nacional de Administração Pública, Escola de Governo e Administração Pública de São Paulo, Escola Paulista de Contas Públicas e Instituto Interamericano de Direitos Humanos.

Eunice Aparecida de Jesus Prudente

Possui graduação em Direito (1972), mestrado (1980) e doutorado (1996), todos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tem vários artigos publicados, sendo autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, aprovada em 1980 e publicada no livro “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica: A Cidadania Negra em Questão” pela Editora Julex, em 1989.

Júlio Cesar Botelho

Júlio Cesar Botelho

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é procurador de justiça criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de direitos humanos, especialmente voltada à proteção das pessoas com deficiência.

Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares

Socióloga com especialização no campo da ciência política e do direito e em temas da história política brasileira e da educação. Realizou estudos universitários na PUC-Rio, nos Estados Unidos e na França. Possui mestrado (1975), doutorado (1980) e livre-docência (1990) pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado com bolsa do Social Sciences Research Council.

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2003) e doutorado (2006) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, e livre-docência em Direito pela Universidade de São Paulo (2009) na área da teoria e filosofia do direito, com estágios doutorais junto à Faculdade de Direito de Coimbra (sob orientação do Prof. Doutor Antônio Castanheira Neves) e à Faculdade de Letras/Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Bolsa CAPES, 2004-205), e pós-doutorados junto à UFMG (Filosofia Antiga, FAFICH, 2011), e à Universidade de Munique (Teoria do Direito, 2013, Bolsa CAPES). 

Paulo Santos de Almeida

Possui doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi diretor executivo e presidente da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) em 2016 e assessor técnico da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA-USP) entre 2017 e 2022. Atualmente é professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPG-SUS) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental (GA) e Ciclo Básico.

Pedro de Abreu Dallari

Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari

Professor titular de direito internacional do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), é diretor do IRI-USP desde 2014. Graduado em Direito (1981) pela Faculdade de Direito (FD) da USP e em Administração de Empresas (1984) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), obteve os título de mestre (1992), doutor (1999) e livre-docente (2009) em direito internacional na FD-USP.

Ricardo Alexino Ferreira

Ricardo Alexino Ferreira é professor associado, efetivo e em dedicação exclusiva da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É livre-docente pela Universidade de São Paulo, doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2001), onde também fez o mestrado em Ciências da Comunicação (1993).

Taís Gasparian

Taís Gasparian

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, ambas da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Desde 1990, é sócia do escritório de advocacia Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian – Advogados, no qual atua na área de responsabilidade civil, imprensa e direitos autorais.

Vitor Blotta

Vitor Souza Lima Blotta

Professor doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Pesquisador associado e, atualmente, vice-coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). Foi presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP) (2016-2018).

Egídio Lima Dorea (representante dos funcionários)

Egídio Lima Dorea (representante dos funcionários)

Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999) e doutor em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência em medicina interna, atuando principalmente em doenças crônicas, prevenção de quedas e envelhecimento ativo.

Servletrecuperafoto 727x1024

Amanda Clara Soares Medina (representante discente)

Está cursando o 7º semestre da Faculdade de Direito da USP. Foi bolsista FAPESP de Treinamento Técnico 1 do Núcleo de Estudos da Violência da USP no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (2019-2021). Foi representante discente no Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (2021-2022). Atualmente é diretora geral do Centro Acadêmico XI de Agosto e membra titular da Comissão de Heteroidentificação da Universidade de São Paulo.