PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL

O que é?
O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) integra a política de permanência da Universidade de São Paulo e oferece diferentes modalidades de benefícios vinculados a um sistema de acompanhamento do desempenho e da trajetória acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação, conforme a Resolução Nº 8555, de 21/12/2023.
Trata-se de uma política que dialoga com a crescente diversidade socioeconômica da Universidade, associando inclusão, permanência e qualificação dos percursos formativos do corpo discente.
Modalidades
- Auxílio permanência integral
- Auxílio permanência parcial com vaga em moradia estudantil
- Auxílio Provão Paulista
- Auxílio USP Diversa
Como participar?
Conheça os critérios para participação no Edital PAPFE 2026.
Confira, a seguir, o calendário de inscrições e as datas de primeiros pagamentos para pessoas contempladas em cada fase:
| Etapa | Período |
|---|---|
| 1º período de inscrições | 12/01 a 10/02/2026 |
| Divulgação do 1º resultado | 19/02/2026 |
| 1º pagamento para contemplados no 1º resultado (exceto Auxílio Provão Paulista) | 04/03/2026 |
| 1º pagamento para contemplados no 1º resultado do Auxílio Provão Paulista | 12/03/2026 |
| Etapa | Período |
|---|---|
| 2º período de inscrições | 11/02 a 01/03/2026 |
| Divulgação do 2º resultado | 03/03/2026 |
| 1º pagamento para contemplados no 2º resultado | 20/03/2026 |
| Etapa | Período |
|---|---|
| 3º período de inscrições | 02/03 a 25/03/2026 |
| Divulgação do 3º resultado | 27/03/2026 |
| 1º pagamento para contemplados no 3º resultado | 20/04/2026 |
| Etapa | Período |
|---|---|
| Período de apresentação de recursos | 28/03 a 08/04/2026 |
| Divulgação do resultado dos recursos | 08/05/2026 |
| 1º pagamento para contemplados na fase de recursos | 20/05/2026 |
Como preencher o questionário do PAPFE?
Passo 1: Informações de residência

O primeiro campo se refere à residência atual do estudante e de sua família.
Para preenchê-lo deve ser considerada a realidade vivenciada pelo estudante até o seu ingresso na universidade.

O segundo campo se refere à realidade que o estudante terá após o ingresso na universidade. Como informado em azul, caso o novo endereço ainda não esteja definido, basta selecionar a opção e o campo será autopreenchido com as mesmas informações do campo anterior.
Passo 2: Avaliação socioeconômica
As perguntas do questionário têm o objetivo de aferir a realidade socioeconômica vivenciada pelo estudante durante os estudos na Universidade de São Paulo. Escolha a opção que mais se aproxima da sua realidade.
A pergunta 19 exige o envio de documentação comprobatória em caso de resposta afirmativa (laudo médico com indicação do CID).
A pergunta 20 exige o envio de documentação comprobatória de renda. O valor informado deve ser exatamente o mesmo valor que consta na documentação comprobatória, não pode ser um valor arredondado.
Passo 3: Lista de documentos
Os documentos obrigatórios e não obrigatórios poderão ser enviados pelo item Questionário Socioeconômico > Lista de Documentos.
Os documentos devem ser enviados em formato PDF.


Passo 4: Núcleo familiar
Tem o objetivo de descrever os componentes da família que vivem com a renda indicada no questionário socioeconômico.
Devem ser indicados o mesmo número de pessoas informado na questão 21 do questionário socioeconômico.
No campo Situação profissional há as opções Desempregado e Nenhuma. Desempregado se aplica a pessoas com mais de 18 anos; Nenhuma se aplica aos integrantes do núcleo familiar com menos de 18 anos.
Passo 5: Quadro familiar de renda
Tem o objetivo de indicar a renda de todos os componentes do Núcleo familiar.
Devem ser indicados o mesmo número de pessoas informado na questão 21 do questionário socioeconômico e descritas no Núcleo familiar.
Só será possível indicar a renda dos integrantes que tenham alguma fonte de renda indicada no Núcleo familiar. Não será possível editar a renda de integrantes com Situação profissional indicada como Desempregado ou Nenhuma.
Após o preenchimento dos três pilares do questionário, será possível verificar a existência de pendências:

Caso haja pendências, basta voltar ao passo correspondente e completá-lo.
Caso não haja pendências, prossiga com a inscrição declarando o preenchimento conforme a imagem:

Atenção! A inscrição só estará confirmada com a emissão do Protocolo de inscrição.

Agendamento de inscrição para estudantes da EAD/ECA
Estudantes da Escola de Arte Dramática (EAD) deverão entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br e solicitar o agendamento de um horário para realização da inscrição.
Com o agendamento realizado, os estudantes deverão se apresentar na data e horário indicados munidos de toda a documentação necessária digitalizada separadamente em pen drive e em formato PDF, devidamente identificados (ex: EnsinoMedio.pdf) e em arquivos de tamanho máximo de 4 MB.
Orientações de inscrição para estudantes de graduação
Passo 1: Login

Passo 2: Inscrição
Acesse JúpiterWeb > Menu Lateral > Auxílios Permanência/PRIP > PAPFE > Inscrição.

Passo 3: Leitura do edital do PAPFE
Realize a leitura atenta de todo o edital do PAPFE e, ciente das regras e condições estabelecidas, declare a autenticidade das informações que serão fornecidas e clique em Prosseguir Inscrição.

Passo 4: Seleção do auxílio desejado
Para indicar o benefício, você precisará selecionar Auxílio Permanência, escolher o benefício na caixa de seleção e selecionar a declaração de ciência conforme ilustrado abaixo.
Após todas as seleções, clique em Continuar.

Passo 5: Cadastro da situação socioeconômica do estudante
Você será guiado pelo processo de inscrição. Verifique os contatos do Serviço Social do seu campus para entrar em contato sempre que necessário.
Abaixo estarão os três formulários que devem ser preenchidos em sequência:
- Questionário
- Documentos Digitais
- Justificativa

Passo 6: Questionário
O questionário é composto por três pilares, conforme imagem abaixo:

Clique aqui para obter orientações específicas para o preenchimento de cada um dos pilares.
Passo 7: Protocolo de inscrição
Após o preenchimento dos três itens do questionário, é possível acessar o Protocolo de Inscrição (“Clique aqui para gerar o protocolo”).


Também é possível acessar o Protocolo de Inscrição pelo caminho:
Sistema JupiterWeb > Menu Lateral > Auxílios Permanência/PRIP > PAPFE > Protocolo de Inscrição.

Pronto! Assim, sua inscrição estará finalizada. Avisos e solicitações referentes ao PAPFE serão feitos pelo e-mail institucional de cada estudante (@usp.br). Verifique seu e-mail USP com frequência. Acompanhe também as publicações da PRIP nos canais oficiais da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Orientações de inscrição para estudantes de pós-graduação
Passo 1: Login
Acesse Janus > Menu Lateral > Entrar.
Passo 2: Inscrição
Acesse Janus > Menu Lateral > PAPFE > Inscrição PAPFE.
Leia o edital do PAPFE apresentado, declare a autenticidade e veracidade das informações e documentos que serão apresentados.
Indique o recebimento ou não de bolsas acadêmicas e prossiga com a inscrição.


Passo 3: Seleção do auxílio
Selecione o Auxílio Permanência, indique a modalidade de auxílio de sua preferência e declare ciência das condições do auxílio.

Passo 4: Cadastro da situação socioeconômica do estudante
Você será guiado pelo processo de inscrição. Verifique os contatos do Serviço Social do seu campus para entrar em contato sempre que necessário.
Abaixo estarão os três formulários que devem ser preenchidos em sequência:
- Questionário
- Documentos Digitais
- Justificativa

Passo 5: Questionário
O questionário é composto por três pilares, conforme imagem abaixo:

Clique aqui para obter orientações específicas para o preenchimento de cada um dos pilares.
Passo 7: Protocolo de inscrição
Após o preenchimento dos três itens do questionário, é possível acessar o Protocolo de Inscrição (“Clique aqui para gerar o protocolo”).

Também é possível acessar o Protocolo de Inscrição pelo caminho:
Sistema Janus > Menu Lateral > PAPFE > Protocolo de Inscrição.

Pronto! Assim, sua inscrição estará finalizada. Avisos e solicitações referentes ao PAPFE serão feitos pelo e-mail institucional de cada estudante (@usp.br). Verifique seu e-mail USP com frequência. Acompanhe também as publicações da PRIP nos canais oficiais da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Orientações de aceite para selecionados da EAD/ECA
O auxílio do PAPFE só será efetivado e terá sua vigência iniciada após a inclusão de todos os dados pessoais e dados bancários em sistema e realização do aceite do auxílio.
Para efetivar seu auxílio, siga as instruções abaixo:
1. Conferência de dados pessoais e dados bancários
Para garantir o devido recebimento dos pagamentos do auxílio do PAPFE é estritamente necessário que os dados cadastrais estejam corretamente informados no sistema.
O não preenchimento dos campos, divergência e/ou incorreção dos dados informados pode gerar inconsistência e bloquear o pagamento.
Solicite à Secretaria da EAD a inclusão ou correção dos dados cadastrais e dos dados bancários.
Caso seja necessário, solicite à Secretaria da EAD uma Declaração de Recebimento do Auxílio.
2. Aceite do auxílio do PAPFE
Após a inclusão e conferência dos dados pessoais e bancários junto à Secretaria da EAD, entre em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br e solicite o aceite do benefício.
Orientações de aceite para selecionados da graduação
O auxílio do PAPFE só será efetivado e terá sua vigência iniciada após a inclusão de todos os dados pessoais e dados bancários em sistema e realização do aceite do auxílio.
Para efetivar seu auxílio, siga as instruções abaixo:
1. Conferência de dados pessoais
Confira todos os dados pessoais cadastrados no sistema JúpiterWeb. Todos devem estar em conformidade para permitir o aceite do auxílio do PAPFE e garantir que o pagamento seja efetuado com sucesso.
O não preenchimento dos campos, divergência e/ou incorreção dos dados informados pode gerar inconsistência e bloquear o pagamento.
Para acessar os Dados Pessoais, siga pelo caminho:
Sistema JupiterWeb > Menu Lateral > Acompanhamentos > Dados Pessoais.

2. Inclusão dos dados bancários
O pagamento dos auxílios do PAPFE ocorre exclusivamente por conta corrente do Banco do Brasil.
A conta corrente pode ser aberta em qualquer agência do Banco do Brasil e deve estar no nome do estudante beneficiário. O cadastro de contas de outros bancos ou em nome de terceiros bloqueará o pagamento.
Para cadastrar os Dados Bancários, siga pelo caminho:
Sistema JupiterWeb > Menu Lateral > Acompanhamentos > Dados Pessoais > Alterar Conta Bancária > Incluir Nova Conta Bancária.
Obs.: não é necessário excluir eventual conta corrente já cadastrada, basta informar a nova conta e indicar o pagamento do benefício por ela (ao cadastrar uma nova conta, aparecerá uma janela perguntando se a conta será destinada ao recebimento de benefícios).

Caso seja necessário, é possível gerar uma Declaração de Recebimento do Auxílio, em:
Sistema JupiterWeb > Menu Lateral > Emissão de Documentos > Documentos.

Preencha os campos conforme o exemplo:

3. Aceite do auxílio do PAPFE
Com todas as informações devidamente preenchidas, será possível realizar o aceite do auxílio do PAPFE seguindo os passos descritos abaixo:
- Auxílios permanência/PRIP > PAPFE > Inscrição;
- Clicar em cima do ícone do termo de compromisso (martelo amarelo) para aceitar o benefício;
- Ler o Termo de Compromisso e clicar em “Li o Termo de Compromisso”;
- Clicar em cima do texto Aceitar o Benefício (ex: Auxílio Permanência);
- Irá aparecer a mensagem Li o Termo de Compromisso (ex: Auxílio Permanência) e estou de acordo;
- Clicar em Aceitar esse Benefício.
Orientações de aceite para selecionados da pós-graduação
O auxílio do PAPFE só será efetivado e terá sua vigência iniciada após a inclusão de todos os dados pessoais e dados bancários em sistema e realização do aceite do auxílio.
Para efetivar seu auxílio, siga as instruções abaixo:
1. Conferência de dados pessoais
Confira todos os dados pessoais cadastrados no sistema Janus. Todos os dados devem estar em conformidade para permitir o aceite do auxílio do PAPFE e garantir que o pagamento seja efetuado com sucesso.
O não preenchimento dos campos, divergência e/ou incorreção dos dados informados pode gerar inconsistência e bloquear o pagamento.
Para acessar os Dados Pessoais, siga pelo caminho:
Sistema Janus > Menu Lateral > Pessoa > Dados Pessoais.
Caso haja qualquer inconsistência nos dados pessoais cadastrados, solicite à Seção de Alunos de pós-graduação da sua unidade a inclusão ou a correção.

3. Conferência de dados bancários
O pagamento dos auxílios do PAPFE ocorre exclusivamente por conta corrente do Banco do Brasil.
A conta corrente pode ser aberta em qualquer agência do Banco do Brasil e deve estar no nome do estudante beneficiário. O cadastro de contas de outros bancos ou em nome de terceiros bloqueará o pagamento.
Para incluir ou alterar os dados bancários no sistema, solicite à Seção de Alunos de pós-graduação da sua unidade.
Caso seja necessário, é possível gerar uma Declaração de Recebimento do Auxílio, em:
Sistema Janus > Menu Lateral > Aluno Regular > Emissão de Documentos > Declaração de Seleção em Benefício
ou
Sistema Janus > Menu Lateral > Declarações > Declaração de Seleção em Benefício > Selecionar o Benefício > Gerar Documento.



3. Aceite do auxílio do PAPFE
Com todas as informações devidamente preenchidas, será possível realizar o aceite do auxílio do PAPFE seguindo os passos descritos abaixo:
- PAPFE > Inscrição em Bolsas e Apoios;
- Clicar em cima do ícone do termo de compromisso (martelo amarelo) para aceitar o benefício;
- Ler o Termo de Compromisso e clicar em Li o Termo de Compromisso;
- Clicar em cima do texto Aceitar o Benefício (ex: Auxílio Permanência);
- Irá aparecer a mensagem Li o Termo de Compromisso (ex: Auxílio Permanência) e estou de acordo;
- Clicar em Aceitar esse Benefício.
Guia do beneficiário
Principais dúvidas
Aqui estão algumas das principais dúvidas quanto ao funcionamento do auxílio do PAPFE.
Faça a leitura e entre em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br para dúvidas e esclarecimentos.
Vigência e cálculo do prazo
O prazo de vigência do auxílio do PAPFE para estudantes de graduação é calculado da seguinte forma:
- número de semestres ideal para a conclusão do curso = n
- prazo máximo de vigência PAPFE = 1,5 n
Caso o prazo máximo termine ao longo do semestre, o prazo estabelecido para o auxílio será arredondado para o último dia do respectivo semestre (31/01 ou 31/07) a fim de possibilitar que o estudante finalize o semestre com o auxílio ativo.
Em casos de reingresso e/ou transferência interna, será usado o número de semestres relativos ao curso de maior duração e o tempo já usufruído do auxílio PAPFE será descontado do prazo total.
Calendário de pagamento
O pagamento do auxílio do PAPFE ocorre no dia 20 de cada mês. Nos meses em que o dia 20 for final de semana ou feriado, o pagamento será realizado no primeiro dia útil subsequente.
A operação pode ser finalizada ao longo do dia, conforme os procedimentos administrativos da instituição bancária. Aguarde até o fim do dia do pagamento (23:59h) para verificar o valor em conta.
O primeiro pagamento ocorre necessariamente após o início da vigência do auxílio, nunca antes. Assim, caso o procedimento de aceite não seja finalizado até a data determinada, o primeiro pagamento será realizado apenas na próxima data prevista.
Conta corrente e conta-salário
O primeiro pagamento em uma conta corrente do Banco do Brasil cadastrada possivelmente será efetuado na conta-salário, uma subconta padrão do Banco do Brasil.
A conta salário pode ser acessada diretamente pelo aplicativo, no caminho:
Menu do Aplicativo > Conta Corrente > Saldo da Conta Salário.
É possível solicitar o crédito direto na conta corrente pelo próprio aplicativo ou diretamente na agência bancária.
Auxílio alimentação
O auxílio alimentação está disponível para uso desde o primeiro dia de vigência do auxílio do PAPFE.
O auxílio é creditado de forma automática pelo sistema, não sendo necessário qualquer ação do estudante para ativá-lo. O valor pode ser consultado pelo aplicativo Cardápio+.
Como funciona o auxílio alimentação?
O auxílio alimentação consiste na disponibilização de créditos suficientes para as três refeições diárias nos Restaurantes Universitários – café da manhã, almoço e jantar – que totalizam R$ 4,50 por dia.
Com base no saldo disponível, o sistema realiza a recarga no valor complementar aos R$ 4,50.
Por exemplo, se na segunda-feira você acessar o restaurante no café da manhã (a um custo de R$0,50) e no almoço (a um custo de R$2,00), o seu gasto do dia será de R$2,50 e seu saldo ao final do dia será de R$2,00.
No dia seguinte, o sistema irá creditar R$2,50, complementando o valor total de R$4,50.
Dessa forma, todos os dias você conseguirá usar o valor total de R$ 4,50 e acessar o restaurante para as três refeições do dia.
Se o saldo do seu RUCard estiver acima de R$4,50, não haverá crédito até que o saldo fique abaixo do valor diário.
Para utilizar o auxílio, basta ir até o Restaurante Universitário de sua preferência e usar o seu Cartão USP ou o aplicativo e-Card para liberar a entrada junto ao atendente na recepção.
Acompanhamento do benefício
Aqui estão algumas das principais dúvidas quanto ao funcionamento do auxílio do PAPFE.
Faça a leitura e entre em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br para dúvidas e esclarecimentos.
Comunicação oficial
A comunicação oficial é realizada pelo e-mail institucional da USP. É dever do estudante checar a caixa de entrada (e também a caixa de SPAM ou lixo eletrônico) do e-mail USP com regularidade.
A verificação do e-mail USP é de responsabilidade de cada estudante e o não acompanhamento não poderá ser usado como justificativa para faltas, omissões ou desconhecimentos.
Trancamento de curso e suspensão do auxílio do PAPFE
Qualquer situação que cause irregularidade ou inatividade do vínculo USP implica a suspensão automática do pagamento. Uma das situações que causa irregularidade é o trancamento do curso.
Caso opte pelo trancamento, o auxílio do PAPFE seguirá vigente, mas o pagamento será suspenso. A normalização do pagamento só ocorre após a regularização da matrícula e/ou do vínculo USP em sistema.
O período de auxílio do PAPFE vigente com o pagamento suspenso é contabilizado no prazo total de benefício usufruído. Caso não queira que o prazo seja contabilizado e possa ser usufruído futuramente, é obrigatório solicitar o cancelamento do auxílio e realizar nova inscrição ao processo seletivo para o auxílio do PAPFE.
Comunicação de mudanças na situação socioeconômica
É dever do beneficiário do PAPFE entrar em contato com o Serviço Social para registrar qualquer alteração na situação socioeconômica informada na inscrição. Basta enviar um e-mail para o assistente social de referência e encaminhar as informações e, se possível, a documentação comprobatória referente à nova situação socioeconômica vivenciada.
O assistente social fará o registro das mudanças e fornecerá as instruções necessárias para a manutenção da regularidade do auxílio do PAPFE.
A perda da condição de vulnerabilidade socioeconômica sem notificação à Universidade pode ensejar o cancelamento e/ou a cassação do auxílio do PAPFE (perda do direito de pleitear o auxílio novamente).
Relatório anual de acompanhamento
A partir do segundo ano de fruição do auxílio do PAPFE, todos os beneficiários devem enviar o Relatório Anual de Acompanhamento, no qual devem ser informadas as situações relativas à trajetória no curso, às dificuldades vivenciadas e sugestões.
O descumprimento é motivo para o cancelamento do auxílio.
