
A USP conta com dezenas de hortas em seus campi, em sua maioria resultado da iniciativa de pequenos grupos vinculados a unidades de ensino, pesquisa e órgãos diversos.
O objetivo do I Encontro das Hortas da USP, que aconteceu no dia 19 de setembro de 2025, das 10h às 12h, na Escola Politécnica da USP (Edifício de Engenharia Elétrica, sala C1-49) foi possibilitar que os coletivos responsáveis pelas hortas se conhecessem, trocassem experiências e fortalecessem uma ação conjunta e duradoura nesses espaços, que são de cultura e extensão, inclusão, saúde, educação e pesquisa.
A abertura do evento contou com falas de Miriam Debieux Rosa, pró-reitora adjunta no exercício da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP); Raquel Rolnik, prefeita do campus Capital-Butantã (PUSP-CB); José Carlos Farah, diretor técnico do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP); Antonio Mauro Saraiva, coordenador do programa USP Sustentabilidade; e Marie-Claire Sekkel, coordenadora de Vida no Campus da PRIP.
A USP tem várias pequenas hortas e uma ou outra horta maior. Elas surgem na medida em que as pessoas veem os espaços e sentem a possibilidade de cultivar alguma coisa. Essas iniciativas têm surgido já há muito tempo, mas, assim como surgem, elas desaparecem porque não são bem estruturadas, bem organizadas. Esse é um primeiro evento de articulação, de nos conhecermos, trocarmos algumas ideias sobre quem somos e como podemos caminhar de uma maneira mais coesa.
Antonio Mauro Saraiva
Professor senior do IEA-USP e coordenador do programa USP Sustentabilidade
Esses coletivos constituem iniciativas legítimas que também encontram respaldo nas ações da coordenadoria Vida no Campus, da PRIP, voltadas à valorização da convivência e da integração, bem como no atual Plano Diretor Campus Capital-Butantã, no qual as hortas são reconhecidas como áreas verdes a serem preservadas e consideradas parte dos serviços ecossistêmicos e da educação ambiental.

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento – PRIP, por meio da coordenadoria Vida no Campus e em parceria com os demais realizadores deste evento – PRCEU, PUSP-CB, CEPEUSP, USP Sustentabilidade e IEA Saúde Planetária –, convidou todas as pessoas a se juntarem naquele momento de reconhecimento e estímulo às hortas na Universidade. Enfatizou-se a importância da participação de servidores docentes e técnico-administrativos, bem como de estudantes envolvidos em atividades de hortas em suas unidades, para compartilharem suas experiências.
