Página Inicial / Destaques / Assista à palestra “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”

Assista à palestra “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”

A palestra do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discutiu os processos de constituição identitária e critérios de reconhecimento étnico-racial no contexto brasileiro, com base na obra do próprio autor

Realizada no dia 5 de maio de 2025, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos, a palestra contou com abertura da professora Ana Lanna, Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, e discutiu a necessidade de heteroidentificação racial no Brasil.

O professor Rodrigo Ednilson de Jesus é referência nacional no tema e autor do livro “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”. Ele é graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação Racial e Identidade Nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG. Tem atuado na formação de membros de comissão de heteroidentificação na UFMG, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no Ministério Público de Minas Gerais, no Tribunal de justiça do Rio Grande do Sul, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, além de diversas universidades brasileiras.

O evento foi organizado pelas Comissões de Inclusão e Pertencimento da USP São Carlos, EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC e PUSP-SC, com apoio da PRIP.

Tópicos