Fruto da pesquisa de doutoramento, realizada no âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação (Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra), em cotutela com o Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, o e-book Recomendações para a prática da psicologia escolar e educacional (PEE) na promoção da inclusão das pessoas trans nas instituições de educação superior (IES) públicas, da pesquisadora Fernanda Ferreira Chaves.

A obra, que está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo apresenta uma sistematização didática dos resultados de investigação sobre a atuação de profissionais da psicologia na formulação e implementação de políticas e práticas de inclusão de pessoas trans na educação superior pública.
Sinopse
A Inclusão de pessoas trans nas Instituições de Educação Superior (IES) representa uma urgente discussão e oportunidades do nosso tempo. Este livro, produzido no âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação entre Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra e em cotutela com o Programa de Psicologia da Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), apresenta uma síntese didática dos resultados da pesquisa que investigou o trabalho das pessoas profissionais da psicologia no Brasil na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na educação superior pública.
A obra busca oferecer uma reflexão profunda e transformadora sobre a atuação da Psicologia Escolar e Educacional frente à transinclusão universitária. Este livro está estruturado em três partes principais. Na primeira, exploramos os conceitos e suas definições, destacamos a importância do uso dos pronomes e nomes autodeterminados e apontamos as principais resoluções e leis que asseguram os direitos das pessoas trans nas IES. Na segunda parte enfatizamos o trabalho da PEE na análise da cisnormatividade e suas implicações.
A segunda parte apresenta estudos sobre as potencialidades de práticas inclusivas no campo da psicologia escolar e suas respectivas categorias. Por fim, a terceira parte propõe intervenções concretas para a promoção de ambientes universitários mais justos e equitativos, bem como as dicas e as reflexões finais. Ao longo desta obra, destacamos que a construção de uma sociedade mais inclusiva exige não apenas a desconstrução de paradigmas opressivos, mas também o engajamento ativo e criativo na construção de novas possibilidades de ser e conviver.
Convidamos as leitoras e leitores a adentrarem este diálogo transformador, com o compromisso de contribuir para uma educação que celebre a pluralidade e promova o bem viver de todas as pessoas.
Sobre a autora
Fernanda Ferreira Chaves é mulher cis-aliada, branca, campo-grandense (MS), filha e neta de nordestinas/os, mamãe solo, doutoranda no Doutoramento Interuniversitário em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (ULisboa), em regime de co-tutela no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, do Instituto de Psicologia, da Universidade de São Paulo (USP), e psicóloga escolar do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. Membra da Associação Brasileira de Psicologia Escolare Educacional (ABRAPEE) e do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE/IPUSP. Pesquisadora sobre as temáticas da Psicologia Escolar e Educacional, Inclusão Educacional, Direitos Humanos e Justiça Social, Gênero e Transfeminismos.