Diretoria de Saúde Mental

Diretoria Saúde Mental

Protocolo de Emergência

Página Inicial / Áreas / Saúde Mental / Protocolo de Emergência

Protocolo de EmergÊncia de Saúde Mental

Este protocolo foi desenvolvido em janeiro de 2025 pela equipe do Programa ECOS, com o apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Posvenção do Suicídio (LEPS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP-USP).

1. O que é uma emergência de saúde mental?

Situação em que a pessoa apresenta estado de desestabilização emocional que coloque em risco a própria pessoa e/ou terceiros, como:

  • Agitação intensa;
  • Mudanças de comportamento repentinas;
  • Crises agudas de pânico (forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhada de sintomas físicos como dificuldade de respirar, suor frio, taquicardia, etc.);
  • Falas desconexas com a realidade;
  • Pensamento ou comportamento desorganizado;
  • Confusão mental;
  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Ideação e/ou tentativa de suicídio.

2. O que fazer diante de alguém em emergência de saúde mental?

Tente avaliar o grau de risco imediato

Se, já no primeiro contato, a pessoa coloca em risco a si e/ou terceiros (conforme explicitado anteriormente), chame o SAMU (192) e a Guarda Universitária do campus (caso a emergência seja dentro da universidade), se necessário, Bombeiros (193) e/ou Polícia (190).

Acolha a pessoa

Tente ficar tranquilo(a/e), fale calmamente, com empatia e sem julgamento. Caso sinta que não consiga, peça ajuda de outra pessoa que possa realizar o acolhimento. Se possível, evite deixar a pessoa em crise sozinha, acompanhando-a até a chegada de alguém que possa apoiá-la.

Proteja a pessoa

Retire-a de situações de exposição, tente negociar com ela se aceita ser levada até um lugar seguro e mais tranquilo.

Esteja acompanhado/a

Se possível, chame alguém para auxiliá-lo/a nesse apoio, é importante não estar sozinho/a nessa abordagem!

Acione a rede de apoio da pessoa

Verifique, primeiramente, se a pessoa tem algum contato de familiares para apoio na situação. Caso a pessoa não possa contar com o apoio imediato de familiares, pergunte a ela sobre pessoas de sua confiança que possam ser contatadas (amizades, professores(as), orientadores(as) ou outras pessoas próximas).

Se você estiver em uma crise, pode ser útil:

  • Ficar perto de pessoas em que você confia e que te fazem se sentir acolhido(a/e);
  • Buscar lugares que tragam sensação de segurança;
  • Evitar tomar decisões drásticas ou irreversíveis;
  • Evitar atos que possam te prejudicar;
  • Buscar profissionais que possam te ajudar.

Contatos úteis

Qualquer pessoa pode acolher e contatar o serviço adequado!

Bombeiros (193)

Caso a pessoa esteja em local de difícil acesso e ameace se matar, e/ou com atitudes que envolvam risco de vida, e/ou apresente agitação intensa.

Samu (194)

Caso a pessoa necessite de atendimento médico de emergência (ameaça ou tentativa de suicídio, intoxicação, inconsciência, ferimentos).

Polícia Militar (190)

Caso a pessoa apresente agressividade física ou porte armas, ameaçando contra a própria vida ou a de terceiros. Mantenha distância e permaneça monitorando em segurança.

Mapa de Saúde Mental e Bem-Estar da USP

Caso necessário, consulte os serviços de referência para atendimento em saúde mental da sua localidade neste link.