Diretoria Vida Profissional

Diretoria

Vida Profissional

Página Inicial / Áreas / Vida Profissional

Formação e Vida Profissional

Formação e Vida Profissional é uma diretoria da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento que tem por objetivo:

  • estimular o pertencimento em docentes, discentes e servidores/as técnicos/as e administrativos/as;
  • qualificar e integrar as diversas modalidades de apoio estudantil articulando-as aos processos de formação.

Para realizar esses objetivos, propõe estudos diagnósticos sobre a vida profissional na USP e ações para estimular a inclusão, diversidade e pertencimento no corpo docente, estudantes e servidores/as. Além disso, busca qualificar os processos de formação e permanência estudantil e a formação continuada de servidores/as docentes, técnicos/as e administrativos/as. Por meio de pesquisas, levantamentos e análises de dados, esta área contribui com as demais áreas da PRIP a fim de investigar formas de melhorar a experiência da comunidade na USP nos mais diversos aspectos da vida acadêmica e profissional.

Formação

Propõe estudos e análises de dados sobre a efetividade e suficiência de auxílios e bolsas oferecidos aos alunos para a formação e permanência estudantil, com o objetivo de reformulação dos auxílios para a otimização do aproveitamento dos investimentos. Em 2022, por exemplo, a área de Formação e Vida Profissional apoiou a reformulação do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).

Vida Profissional

Tem por objetivo desenvolver estudos diagnósticos sobre a qualidade da experiência e sensação de pertencimento de servidores/as docentes, técnicos/as e administrativos/as, discentes e pesquisadores/as em pós-doutorado. Propõe ações que incentivem o desenvolvimento e o reconhecimento profissional, assim como a melhoria contínua das experiências pessoais e profissionais no campus.

Cibele Russo

Dir. Cibele Russo

Cibele Russo é professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), onde fez a graduação em Matemática Aplicada e Computação Científica e o mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional. No Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), obteve o doutorado em Estatística. Dedica-se a temas como modelos não lineares, elípticos, com efeitos mistos, com erros nas variáveis, com variáveis latentes e teoria de resposta ao item.