
De 19 a 23 de maio, acontece a 3ª Semana de Saúde Mental da USP.
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e a Fundação Bienal de São Paulo propõem, em parceria, uma reflexão sobre as aproximações entre a arte, a educação e as práticas de cuidado em saúde mental.
A equipe da Fundação Bienal de São Paulo oferecerá à comunidade USP, ao longo de 2025, uma série de ações formativas transdisciplinares, com início na Semana de Saúde Mental e se estendendo durante o período expositivo da 36ª Bienal de São Paulo, com a proposta de retomar “o histórico das Bienais de São Paulo como plataformas para discutir, imaginar e experimentar os encontros entre arte contemporânea e práticas de cuidado em saúde mental, a partir da perspectiva antimanicomial”.
O ciclo formativo terá início com os dois encontros que acontecem na Semana de Saúde Mental (programação abaixo) e incluirá outras ofertas e ações, como a sistematização das questões mobilizadas neste ciclo formativo numa videoaula, o agendamento de visitas para grupos da comunidade USP à 36ª Bienal e a participação da USP em encontro na programação pública desta Bienal (programação detalhada aqui).
Para além das inúmeras formas pelas quais se entrelaçam arte contemporânea e cuidado em saúde mental, a 36ª Bienal de São Paulo – intitulada Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática – é uma feliz e sensível oportunidade de diálogo com uma política de saúde mental universitária orientada pela perspectiva da inclusão e do pertencimento, ao propor que repensemos “a humanidade como verbo – uma prática viva – em um mundo que exige reimaginar as relações, as assimetrias e a escuta como bases de convivência”.
Destaques da programação
Terça, 20 de maio, 13h
Inclusão, Pertencimento e Arte Contemporânea: Desafios e Desejos do Trabalho de Educação na Bienal de São Paulo
Com a equipe da Fundação Bienal de São Paulo
Compreender exposições da dimensão das Bienais de São Paulo como espaços de encontro e cuidado não significa abdicar da arte e de suas questões, mas sim imaginar maneiras de torná-las mais acessíveis, inclusivas e plurais. Reconhecendo a transdisciplinaridade presente nas práticas artísticas contemporâneas e os esforços para ampliar o conceito de saúde, apresenta-se o trabalho da área de educação da Fundação Bienal de São Paulo com seus diversos públicos e se propõe uma reflexão: o que pode ser o trabalho da arte na saúde e na educação?
Local: Auditório do Espaço das Artes da ECA-USP (Campus Capital-Butantã)
Sem necessidade de inscrição prévia. Sujeito à lotação do espaço. Será concedido certificado de participação mediante preenchimento de lista de presença. Não haverá transmissão on-line do evento.
Sexta, 23 de maio, 11h
Arte Contemporânea: Diálogos entre Educação, Cuidado e Instituições
Com a equipe da Fundação Bienal de São Paulo
Apoiado em um conjunto de artistas de diferentes períodos e linguagens que passaram por edições das Bienais de São Paulo, pretende-se partilhar práticas de educação em arte contemporânea e estimular trocas entre as pessoas participantes a partir de seus contextos de atuação. A proposta é construir um espaço de diálogo e escuta, em que a arte possa funcionar como disparadora de ideias e ferramenta para refletir sobre uma encruzilhada entre a educação, o cuidado e os desafios das instituições com as quais a Bienal se relaciona.
Local: Sala Villa-Lobos, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Campus Capital-Butantã)
Sem necessidade de inscrição prévia. Sujeito à lotação do espaço. Será concedido certificado de participação mediante preenchimento de lista de presença. Não haverá transmissão on-line do evento.
Outras programações
Quadrilátero Saúde/Direito
Segunda, 19 de maio, 12h30
Rodas de escuta
Em parceria com o Acolhimento Integral da FMUSP, o ECOS QSD oferece um espaço de pausa e troca às segundas-feiras.
Local: Sala 1107 (Faculdade de Medicina da USP)
Sexta, 23 de maio, 12h30
Fala + LGBTQIAPN+
O grupo Fala + LGBTQIAPN+, organizado pelo ECOS QSD e pelo Prof. Lucas Cardoso dos Santos (EE), realiza encontros de acolhimento e fortalecimento da comunidade LGBTQIAPN+.
Local: Prédio anexo da Escola de Enfermagem
USP Leste
Quinta, 22 de maio, 12h às 14h e 18h às 19h
Sarau e Mutirão do Cuidado
Local: Vão do Prédio 1 (em frente ao Serviço Social da EACH)
Piracicaba
Quarta, 21 de maio, 16h30
Clube do Livro: “Torto Arado”
Leitura coletiva e reflexiva do livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior. Organização: Coletivo Negro Baobás, ECOS Piracicaba, CIP da ESALQ e DVATCOM/PUSP-LQ.
Local: Sala do ECOS Piracicaba – Alameda das Sibipirunas, nº 20, próximo ao A encarnado
Quinta, 22 de maio, 10h30
Círculos de escuta e reflexão: Saúde Mental e Humanidades no CENA-USP (somente para a comunidade interna do CENA)
Rodas de conversa mediadas por psicólogas com o objetivo de oferecer um espaço de escuta afetiva e reflexão simbólica a partir da literatura. Organização: CIP do CENA com apoio técnico do ECOS Piracicaba.
Local: Biblioteca do CENA
Terça e quinta, 27 e 29 de maio, 12h15
ECOS na CEU (somente para moradores da Casa do Estudante Universitário)
Rodas de conversa sobre “O mito do perfeito: realidade e autonomia na vida universitária”. Organização: ECOS Piracicaba, PUB Qualidade de vida na CEU e DVATCOM/PUSP-LQ
Local: Casa do Estudante Universitário (CEU)
Ribeirão Preto
Quinta, 22 de maio, 12h30
CineEcos
Local: SGA – Rua Prof. Clóvis Vieira, casa 28
Sexta, 23 de maio, 12h às 14h
Roda de Escuta
Local: a partir do jardim da SGA – Rua Prof. Clóvis Vieira, casa 28
Sexta, 23 de maio, 16h às 18h
Caminhada Temática
Local: a partir do Ecos RP – Rua Paineiras, casa 5
São Carlos
Segunda, 19 de maio, 13h às 13h50
Oficina “Arte, Expressão e Liberdade”
Organizada pelo Programa ECOS da USP São Carlos.
Local: Sala no 1º andar da Biblioteca PUSP-SC – Campus Área 2
Quarta, 21 de maio, 17h30 às 19h30
Roda de Conversa sobre o Cuidado em Situações de Crises Psicóticas
Organizada pelo Apoia USP.
Local: Área de convivência em frente ao Bloco E da Moradia Estudantil da USP São Carlos
Quinta, 22 de maio, 12h às 14h
Sessão de Cinema “Nise: O Coração da Loucura”
Organizada pelo Programa ECOS da USP São Carlos.
Local: Sala no 1º andar da Biblioteca PUSP-SC – Campus Área 2
Ao longo de toda a semana, de 19 a 23 de maio, o Mural de Saúde Mental da USP (localizado na Biblioteca PUSP-SC – Campus Área 2) trará como tema “O cuidado em liberdade”. E pelos espaços de convivência do Campus Área 1 será realizada uma ação contínua itinerante, Poesia Penetra, com objetivo de sensibilizar a comunidade, por meio da poesia, a respeito da garantia do direito à saúde, à liberdade, à autonomia e à dignidade das pessoas com sofrimento mental.
Clique aqui para acessar a página da II Semana de Saúde Mental da USP (2024).
Clique aqui para acessar a página da I Semana de Saúde Mental da USP (2023).