
A II Semana de Saúde Mental da USP acontece de 13 a 17 de maio de 2024, mas terá um formato diferente da edição anterior. Além das atividades que poderão ser organizadas pelas próprias unidades, como aconteceu no ano passado, estamos propondo, neste ano, a discussão de quatro temas de grande importância para saúde mental individual e coletiva no mundo contemporâneo e, especialmente, nas universidades públicas brasileiras. As discussões terão início durante a Semana de Saúde Mental e seguirão nos próximos meses, com encontros híbridos, cada um dedicado a um tema.
O primeiro grande tema (saúde mental e relações étnico-raciais) será abordado, na realidade, em dois encontros que acontecem no mês me maio e serão seguidos de mais três encontros, cada um sobre um outro grande tema (uso e abuso de psicoativos na universidade; vida digital e saúde mental; suicídio).
Os encontros de maio trazem dois enfoques distintos para se examinar as articulações entre a saúde mental e as relações étnico-raciais. A primeira mesa mergulha no tema trazendo um olhar para as contribuições do povo negro e dos saberes e práticas afrodiaspóricas para a saúde mental brasileira, enquanto a segunda mesa nos apresenta os resultados de uma ampla pesquisa realizada junto aos estudantes da USP sobre saúde mental e qualidade de vida acadêmica, entre 2019 e 2023, pelo Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais” do IPUSP, trazendo um olhar mais fino e acurado sobre a saúde mental de nossos estudantes.
Programação
16/5 – Quinta, 17h – Aquilombamento em Saúde Mental
Convidados: Clélia Prestes, Kwame Yonatan, Henrique Galrão, Maria Cristina Vicentin.
A mesa destaca a presença negra na saúde mental brasileira, não apenas através de personagens significativos de sua história, mas através dos saberes e das práticas afrodiaspóricas que têm criado dispositivos antirracistas, simultaneamente, políticos e de cuidado, que têm contribuído tanto para a produção de comum, quanto para a produção de saúde mental coletiva.
Local: Prédio da Reitoria na Rua da Reitoria, 374, 2º andar – (Espaço USP Integração & Memória).
Clélia Rosane dos Santos Prestes é Pós-Doutoranda (Diversitas/FFLCH/USP), Doutora em Psicologia Social (USP). Foi Pesquisadora Visitante (Depto. Estudos Africanos e Afrodiaspóricos – University of Texas at Austin, 2017). Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica (UEL). Integra o AMMA Psique e Negritude e a Mátria – Saúde, Relações Raciais e de Gênero.
Kwame Yonatan Poli dos Santos é Psicanalista. Pós-Doutorando (Psicologia Social/USP), pesquisando práticas de formação antirracistas no SUS. Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Tem experiência profissional em políticas públicas e em supervisão institucional de profissionais do SUS e do SUAS. Compõe o coletivo Margens Clínicas e é um dos articuladores do projeto “Aquilombamento nas Margens”. Autor de: “Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais” (fruto do doutorado) e outros livros.
Henrique Almeida Silva Galrão é Psicólogo. Mestre e Doutorando em Psicologia Social pela PUC-SP, onde pesquisa estratégias de aquilombamento no Sistema Único de Saúde e na rede intersetorial do município de São Paulo. Integra a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP).
Maria Cristina Gonçalves Vicentin é Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e da área de Psicologia e Direito do Instituto de Psicologia da USP. Integra os grupos de pesquisa: Direitos Humanos, Memória e Democracia do IEA/USP e o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política do IP-USP.
23/5 – Quinta, 17h – Saúde Mental e Qualidade de Vida Acadêmica de Estudantes Universitários: Limites, Possibilidades e Desafios
Convidados: Pedro Eduardo S. Ambra, Carlos Vinicius Gomes Melo, Danrley Pereira de Castro, Karen Cristine Matos Santana, Lincoln M. de Jesus Menezes, Alessandro de Oliveira dos Santos.
No período de 2019 até 2023 o Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais” do IPUSP realizou uma ampla pesquisa junto aos estudantes da USP sobre saúde mental e qualidade de vida acadêmica, com aplicação de questionários e realização de entrevistas individuais e em grupo. E, em janeiro de 2024, os membros do Grupo de Pesquisa participaram de um intercâmbio junto ao Counseling and Mental Health Center da University of Texas-Austin para troca de experiências. Esta apresentação tem como objetivos apresentar à comunidade uspiana os resultados da pesquisa e compartilhar as lições aprendidas com o intercâmbio, contribuindo para o avanço da governança universitária no que se refere a promoção e proteção da saúde da população universitária.
Local: Prédio da Reitoria na Rua da Reitoria, 374, 2º andar – (Espaço USP Integração & Memória).
Pedro Eduardo Silva Ambra é Pós-Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Saúde mental, marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico.
Carlos Vinicius Gomes Melo é Pós-Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Bem-estar subjetivo de estudantes universitários segundo gênero, raça-cor e classe social.
Danrley Pereira de Castro é Doutorando do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: O lugar da família na trajetória de estudantes pelo ensino superior: suporte social e sucesso acadêmico.
Karen Cristine Matos Santana é Mestranda do IPUSP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: O lugar dos coletivos estudantis na trajetória de estudantes pelo ensino superior: suporte social e pertencimento.
Lincoln Moreira de Jesus Menezes é bolsista de treinamento técnico nível IV da FAPESP e membro do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Profissionais psi na promoção da saúde mental em Instituições de Ensino Superior Brasileiras.
Alessandro de Oliveira dos Santos é Docente do IPUSP e coordenador do Grupo de Pesquisa “Psicologia e Relações Étnico-Raciais”. Título da comunicação: Saúde mental e qualidade de vida acadêmica como indicador proxy de instituições de ensino superior de excelência.
Outras programações
15/5 – Quarta, 13h – Bicho de Sete Cabeças
Cinusp exibe o filme “Bicho de Sete Cabeças” com entrada gratuita. O evento contará com a presença da diretora do filme, Laís Bodanzky, e as terapeutas ocupacionais Marina Fernandes e Melissa Muramoto. A atividade faz parte da disciplina de Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial II e foi organizada pela professora Erika Marinheiro e a turma TO 53.
Dada a importância da discussão sobre a Luta Antimanicomial, o uso de drogas e o Cuidado em Liberdade, estendemos o convite a todos os interessados pelo tema, principalmente alunos e alunas da comunidade USP e da FoFiTO.
Local: Cinusp (Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária – Butantã – São Paulo).
16/5 – Quinta, 14h – Pré-Conferência de Saúde Mental e Bem-Estar do Campus de Ribeirão Preto
O tema da 2ª Pré-Conferência de Saúde Mental e Bem-Estar da USP-RP será “Boas práticas em inclusão, pertencimento e integração na Universidade”. Este evento é preparatório da 2ª Conferência de Saúde Mental e Bem-Estar da USP-RP, a ser realizada em setembro.
Local: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
Clique aqui para acessar a página da I Semana de Saúde Mental da USP (2023).