Visando apoiar projetos de inclusão e pertencimento na Universidade, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento receberá propostas de ações e atividades adequadas a suas temáticas em dois períodos: nos meses de março e setembro, podendo recomendar ou não recursos financeiros.
Prioridades para as seleções dos projetos
- Adequação aos temas da PRIP.
- Articulação entre diferentes temáticas da PRIP
- Tenham como público alvo um número maior de pessoas
- Caráter inovador
- Promovam impacto na universidade e na sociedade
Submissão de propostas através de formulário eletrônico
Todos os pedidos e projetos recebidos pelo formulário eletrônico serão analisados pelo Comitê de Seleção de Pedidos de Fomento para Ações de Inclusão e Pertencimento não cabendo recurso. Eventuais pareceres elaborados pelo comitê são públicos, e os resultados divulgados em nosso site.
Comitê de Seleção de Pedidos de Fomento para Ações de Inclusão e Pertencimento
Será composto por:
- Pró-Reitor(a) de Inclusão e Pertencimento;
- Três membros do Conselho de Inclusão e Pertencimento;
- Um(a) Assessor(a) de Gabinete ou Diretor(a) de Área da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento;
- Um(a) servidor(a) técnico-administrativo da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Periodicidade
O Comitê de Seleção de Pedidos de Fomento para Ações de Inclusão e Pertencimento se reunirá quando convocado pelo(a) seu(ua) Presidente, no mínimo duas e no máximo quatro vezes por ano.
Salvo comunicação em contrário, as reuniões do Comitê de Seleção dos pedidos de Fomento acontecerão na primeira quinzena de março e na primeira quinzena de setembro.
Divulgação
Em todas as divulgações das atividades realizadas e resultados obtidos por meio desta linha e fomento de Inclusão e Pertencimento deve haver menção ao apoio da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Prestação de contas
Até 45 dias após a conclusão da(s) atividade(s) previstas no projeto, um relatório de prestação de contas e documentos comprobatórios das atividades realizadas deverão ser enviados à PRIP por meio de formulário próprio, a ser divulgado no momento da publicação do resultado.
Critérios de seleção
O processo de escolha dos projetos foi conduzido pelo Comitê de Seleção, composto pela Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento, três membros do Conselho de Inclusão e Pertencimento; um assessor de gabinete e uma servidora técnico-administrativo da PRIP. Os integrantes foram nomeados na Portaria PRIP Nº 049/2024.
A seleção levou em conta os cinco critérios propostos na Portaria PRIP Nº 035: adequação aos temas da PRIP, articulação entre diferentes temáticas da PRIP, público-alvo abrangente, caráter inovador e promoção de impacto na universidade e na sociedade.
Distribuição de recursos
A distribuição de recursos levou em conta a padronização de valores para pedidos da mesma natureza (apoio para eventos ou workshops, por exemplo) e a discriminação dos itens não financiáveis. Conforme as regras administrativas da Universidade, não são financiáveis itens como brindes, despesas com alimentação (exceto em diárias), transporte aéreo e terrestre de alunos externos à USP. Também não é possível atribuir bolsas para estudantes – a universidade conta com outras iniciativas específicas para essa finalidade.
Projetos de letramento e produção de material didático terão iniciativa à parte
A chamada de fomento recebeu, ainda, uma quantidade relevante de projetos propondo letramento ou produção de material didático em áreas como a questão étnico-racial, gênero e sexualidades, populações indígenas e PCDs. Em decisão conjunta, a PRIP e o Comitê de seleção assumiram como tarefa da Pró-Reitoria o encaminhamento coletivo dessas demandas. Ações nessas temáticas estão previstas ainda para o 2º semestre de 2024 e o 1º semestre de 2025.
Resultados
Ao todo, foram 151 propostas inscritas, das quais 56 foram contempladas. Os projetos abrangem 29 unidades da USP. O valor total atribuído foi de R$ 599.957,88.
Todas as categorias que compõem a comunidade universitária puderam participar. Entre os contemplados, docentes respondem por 48% dos projetos; servidores são 34%, seguidos por discentes de graduação (13%) e de pós-graduação (5%).
Confira os resultados: Projetos aprovados.