Beneficiadas são estudantes dos cursos de Engenharia Química, Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Industrial Química
Por Adriana Cruz (Jornal da USP)
A USP, por meio do programa USP Diversa, firmou uma parceria com a empresa Solenis, da área de especialidades químicas, para a concessão de nove bolsas de estudos para alunas dos cursos de Engenharia Química, Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Industrial Química.
As estudantes selecionadas – pretas e pardas e oriundas de escolas públicas – são dos campi de Pirassununga, São Carlos, Lorena, Ribeirão Preto e São Paulo. Cada beneficiária recebe auxílio de R$ 800 mensais pelo período de 12 meses.
O USP Diversa é um programa de bolsas de auxílio à permanência estudantil para alunos que vêm do ensino público e estão em vulnerabilidade socioeconômica. Essa iniciativa funciona de forma complementar a outros programas da USP.
A pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, Ana Lucia Duarte Lanna, destaca a importância da participação das parcerias para o programa USP Diversa: “Nosso objetivo é o de atrair cada vez mais empresas e instituições para essa iniciativa para fortalecer as nossas ações de apoio à formação e à permanência estudantil que, hoje, beneficiam mais de 15 mil estudantes de graduação e de pós-graduação”.
“Reconhecemos que é fundamental investir na formação de mão de obra feminina e criar oportunidades que capacitem e desenvolvam mulheres, especialmente em setores historicamente masculinos. A parceria com a USP é um exemplo do nosso compromisso com essa agenda”, enfatiza a diretora de Recursos Humanos da América Latina da Solenis, Tauanne Paduim.
Além da Solenis, o USP Diversa já conta com outros parceiros que, juntos, financiam mais de 320 bolsas de permanência. Entre eles, Itaú, Santander, Enel, ISA Energia Brasil, Logicalis, Instituto Louis Dreyfus, Fundo Patrimonial da USP e Mover (Movimento pela Equidade Racial).
Desde 2022, a cantora Marisa Monte é a embaixadora do programa USP Diversa, participando de ações para divulgá-lo.
Veja também a matéria no Jornal da USP.