
Saiba mais sobre a moradia estudantil e como ela funciona
Você conseguiu uma vaga no CRUSP, o Conjunto Residencial da USP! Esse manual vai te ajudar a entender melhor como o CRUSP funciona e como será viver na moradia estudantil, que é parte da universidade pública.
A moradia estudantil é responsabilidade da coordenadoria Vida no Campus, da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), que estará presente durante toda a sua permanência no conjunto residencial.
O objetivo do CRUSP é oferecer as condições de moradia necessárias para que estudantes possam fazer seus cursos e viver a Universidade. Trata-se de um importante espaço coletivo da vida universitária e das políticas de permanência da USP.
O CRUSP possui 8 blocos. Nos blocos A a G, cada apartamento é compartilhado por 3 estudantes. No Bloco A1, por 5 ou 6 estudantes. Para sua privacidade, cada estudante tem um quarto individual. A área comum do apartamento (sala e banheiros) é compartilhada. É dever conjunto o zelo em manter os espaços limpos e organizados.
Você também vai encontrar áreas disponíveis para todos/as os/as moradores/as dos blocos, como salas de estudo e convivência, lavanderia, uma horta agroecológica e cozinhas coletivas.
Os prédios ficam em um lugar privilegiado no campus, junto a uma agradável área verde, ao lado da Praça do Relógio e perto de pontos essenciais de vivência, como o restaurante universitário, o CINUSP, e o Centro Cultural Camargo Guarnieri, o CEPEUSP, a Biblioteca Brasiliana e o recém-inaugurado Centro de Convivência Araucárias.
Também no entorno ficam importantes serviços de assistência, como o CARE e o ECOS (leia mais no guia do campus) .
É fácil ir para qualquer lugar do campus com os ônibus circulares gratuitos para estudantes da USP. Há pontos próximos onde circulam as quatro linhas. As ciclovias também atravessam todo o campus e chegam até o metrô Butantã.
Além disso, partindo do CRUSP é possível chegar a muitos locais a pé. São caminhos simples e práticos para salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços de estudo, museus, restaurantes e outras atividades do dia a dia universitário.
Moradia estudantil é moradia digna! A PRIP trabalha para a melhoria contínua da qualidade do CRUSP e conta com seu apoio.