Encontro dos 40 anos de creches USP

No dia 22 de Julho foi realizado o Encontro de Creches que marca as celebrações dos 40 anos de existência do programa de creches USP. De forma online, ele reuniu educadoras/es e funcionárias/os das diversas creches presentes nos campi da Universidade. O encontro foi feito para celebrar e valorizar a história das creches e principalmente trazer a importância de planejar os próximos passos do programa.

Mediado por Prislaine Santos, que atuou no programa de creches de 2008 até 2017 e hoje faz parte do USP Mulheres, o encontro trouxe um clima leve, com muita musicalidade e emoção, ao mesmo tempo em que tratou questões de grande importância, relembrou os desafios superados pelas creches em suas quatro décadas e discutiu os novos a serem enfrentados.

O evento contou com a participação de Tuta Magaldi, que foi diretora da Divisão de Creches até 2014 e fez parte da elaboração e implementação das creches na USP. Ela trouxe muito da história e formação do programa, indo desde as reivindicações das funcionárias do campus, que na década de 1960 fizeram um abaixo-assinado pedindo um lugar que pudessem deixar suas crianças, até a resistência criada para a sobrevivência das creches nos últimos anos.

Tuta traz essa reflexão através das árvores plantadas na inauguração da primeira creche, em sua fachada, “Pensei: Meu deus, essas árvores estão tão pequenas, quando será que a gente vai ter sombra? Hoje são árvores enormes. E eu, sempre que olho aquelas árvores, penso que elas cresceram com a gente”

Mas para além de acontecimentos, também foi proposto relembrar a importância da presença das creches e das crianças dentro da Universidade. Trazendo o valor do estudo da infância para o desenvolvimento social e de conhecimento produzido na USP e fora dela.

Flaviana Rodrigues de Oliveira, atual diretora da Divisão de Creches, chamou a atenção para a importância de pensar a continuidade das creches, com elas em uma posição mais sólida e reconhecida, que não dependa do posicionamento de diferentes gestões para continuar exercendo seu papel social. Assim, a proposta das comemorações do 40º aniversário das creches é visitar o passado para pensar o presente e projetar o futuro.

E encerrando as discussões de depoimentos do Encontro de Creches, Prislaine relembra a referência de Tuta: “Essas árvores frondosas também somos nós, a gente cresceu, como pessoas, como profissionais. Essas árvores foram semeadas, adubadas, regadas e sobreviveram”

Para assistir ao encontro completo, acesse: YouTube – ENCONTRO DE CRECHES