Iniciativa da Faculdade de Medicina da USP reconheceu projeto encabeçado pelas pelas Profas. Dras. Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira e Profa. Dra. Lilia Schraiber, do Departamento de Medicina Preventiva

No último dia 17 de outubro, aconteceu a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio FMUSP de Impacto Social, que reconhece “projetos acadêmicos que promovem inovação e contribuem para o bem-estar da sociedade”.
Na categoria Pesquisa e Inovação, o projeto vencedor foi “Prevenção e cuidado da violência de gênero para a melhoria da saúde e qualidade de vida de todas as pessoas: aliando pesquisa à intervenção”, liderado pelas Profas. Dras. Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira e Profa. Dra. Lilia Schraiber, do Departamento de Medicina Preventiva.
A professora Ana Flávia coordena do Grupo de Trabalho Mulheres da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, instituído em maio de 2024, para “desenvolver, implementar e acompanhar um conjunto de ações que visem acolher, supervisionar, registrar e dar encaminhamentos às denúncias de assédio e violências de gênero na Universidade de São Paulo, buscando padronizar princípios básicos embasados em direitos humanos”.
O trabalho desse GT tem sido fundamental na implantação do SUA, o Sistema USP de Acolhimento, Registro e Responsabilização para Situações de Assédio, Violência, Discriminações e Outras Violações de Direitos Humanos ocorridas na Universidade de São Paulo, que aprimora os mecanismos de escuta e acolhimento nesses casos, além de oferecer formações e orientações a toda a comunidade USP.
O Prêmio FMUSP de Impacto Social é coordenado pelo Prof. Dr. Itamar de Souza Santos e teve a banca de Pesquisa e Inovação presidida pela Profa. Dra. Rossana Pulcineli Francisco. A outra banca, de Extensão, foi presidida pela Profa. Dra. Sylvia Costa Lima Farhat.
Os projetos foram avaliados por um comitê composto por docentes do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP (EGIDA) e por membros da sociedade civil. Todos os projetos inscritos passarão a integrar o Observatório de Repercussão e Impacto (ORI-FMUSP), que reunirá as iniciativas de pesquisa, inovação e extensão voltadas à transformação social desenvolvidas pela comunidade acadêmica.
Clique aqui para saber mais sobre a premiação.

