Via Jornal da USP
Evento no Instituto de Estudos Avançados da USP vai reunir pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais com trajetórias voltadas à saúde mental, políticas acadêmicas e apoio estudantil. Haverá transmissão on-line pelo YouTube

Estudos e experiências sobre bem-estar de estudantes no ensino superior serão o ponto de partida para o evento Saúde Mental de Estudantes Universitários: Escutar, Aconselhar e Cuidar, que será realizado no dia 4 de agosto, das 8h30 às 17h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA), no campus da USP, no bairro do Butantã. O evento será público e gratuito, com transmissão on-line pelo Canal do IEA no YouTube neste link. Para participação presencial, a inscrição deve ser realizada pelo formulário on-line.
Organizado pelo Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e pelo Grupo de Pesquisa nPeriferias do IEA, ambos da USP, o evento tem apoio do Instituto de Psicologia (IP) da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da EduWellTech, startup brasileira de base tecnológica incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), no campus da USP, criadora de uma plataforma de avaliação e monitoramento da saúde mental de estudantes.
O evento reúne professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras e internacionais, com trajetórias voltadas à saúde mental, políticas acadêmicas e apoio estudantil. Estarão presentes representantes da USP, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da King’s College London, além de especialistas da University of Texas at Austin (haverá tradução no evento).
Os palestrantes vão destacar pesquisas e experiências que mostram a importância da saúde mental e da qualidade de vida acadêmica como indicadores de permanência estudantil e sucesso acadêmico em universidades de excelência. No final, será realizado um fórum para estabelecer recomendações para proteger a saúde mental e promover o sucesso acadêmico.
Clique aqui e confira a programação completa.

